Jogos teatrais e improvisação: por uma educação filosófica na infância

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103362019223

Palabras clave:

Infância, Jogos teatrais, Improvisação, Educação filosófica

Resumen

Este artigo procura mostrar, a partir de um estudo exploratório, possíveis interfaces entre filosofia e teatro. Defende a necessidade de proporcionar às crianças um espaço próprio de expressão como “lugar de fala” rompendo, assim, com a condição de infante - sem fala. A filosofia é compreendida enquanto práxis, que parte do reconhecimento dos carecimentos do sujeito (Heller, 1983). Aliando prática de jogos teatrais e improvisação com base na teoria de Viola Spolin (2010) e nas reflexões de Walter Benjamin (2009), conclui que este entrelaçamento torna possível conduzir o processo educativo de modo a garantir às crianças a realização da infância. 

 

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Biografía del autor/a

Raquel Aline Zanini, Universidade Federal do Paraná

Mestranda em Educação, pela UFPR, graduanda em Artes Cênicas pela FAP/Unespar. Técnica em Arte Dramática e Atriz. Licenciada em Pedagogia, Especialista em Filosofia da Educação. Atualmente participa do Núcleo de Estudos de Filosofia e Ensino (NESEF/UFPR), coordena o Grupo de Estudos Infância e Filosofia (NESEF/UFPR). Atua na Secretaria Municipal da Educação de Curitiba junto a gerência de Educação e Cultura e é coordenadora pedagógica de estágios no Colégio Estadual do Paraná (SEED/PR).

Geraldo Balduino Horn, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1995) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (FEUSP-2002). Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2015-2016) com ênfase na Educação Filosófica.  Professor de Metodologia e Prática de Ensino de Filosofia, do curso de Filosofia da UFPR. Professor da linha de pesquisa Cultura, Escola e Ensino, do curso de Pós-Graduação em Mestrado e Doutorado em Educação da UFPR. 

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tiba, 2019.

Publicado

2019-12-13

Cómo citar

ZANINI, Raquel Aline; HORN, Geraldo Balduino. Jogos teatrais e improvisação: por uma educação filosófica na infância. Urdimento, Florianópolis, v. 3, n. 36, p. 223–234, 2019. DOI: 10.5965/1414573103362019223. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15810. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ TEMÁTICO - PEDAGOGÍA DEL TEATRO: voces de América Latina en procesos de resistencia, organización y creación art