Jogos teatrais e improvisação: por uma educação filosófica na infância
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103362019223Keywords:
Infância, Jogos teatrais, Improvisação, Educação filosóficaAbstract
Este artigo procura mostrar, a partir de um estudo exploratório, possíveis interfaces entre filosofia e teatro. Defende a necessidade de proporcionar às crianças um espaço próprio de expressão como “lugar de fala” rompendo, assim, com a condição de infante - sem fala. A filosofia é compreendida enquanto práxis, que parte do reconhecimento dos carecimentos do sujeito (Heller, 1983). Aliando prática de jogos teatrais e improvisação com base na teoria de Viola Spolin (2010) e nas reflexões de Walter Benjamin (2009), conclui que este entrelaçamento torna possível conduzir o processo educativo de modo a garantir às crianças a realização da infância.
Downloads
References
BARROS, Manoel. Poesia Completa. São Paulo: Leya Brasil, 2011.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Arte e responsabilidade. In: BAKHTIN, M. M. (Mikhail Mikhailovich). Estética da Criação Verbal. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.
BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Editora 34, 2009.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 8. Ed. São Paulo: Brasiliense, 2012a. (Obras Escolhidas, v. 1).
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394. htm . Acesso em: 30 jul. 2019.
BUCK-MORSS, Susan. Dialética do Olhar: Walter Benjamin e o projeto das passagens. Tradução de Ana Luiza de Andrade; revisão técnica de David Lopes da Silva. Belo Horizonte: UFMG; Chapecó: Editora Universitária Argos, 2002.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Sete Aulas sobre linguagem, memória e história. Rio de Janeiro, Imago, 2005.
HELLER, Agnes. A filosofia radical. São Paulo: Brasiliense, 1983.
KOHAN, Walter Omar. A escola pública aposta no pensamento. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
KOUDELA, Ingrid Dormien. Brecht: um jogo de aprendizagem. São Paulo: Perspectiva, 1991.
KOUDELA, Ingrid Jogos Teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2017.
KOUDELA, I. D.; SANTANA, A. P. Abordagens metodológicas do teatro na educação.
Ciências Humanas em Revista, São Luís, v. 3, n.2, dezembro 2005.
KOUDELA, I. D.; ALMEIDA JUNIOR, José Simões de Almeida. Léxico de pedagogia do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.
LAJOLO, Marisa. Infância de papel e tinta. In: FREITAS, Marcos Cezar. História Social da Infância no Brasil. São Paulo: Cortez, 2016.
LIPMAN, M. Filosofia vai à escola. São Paulo: Summus Editorial, 1990.
MAFRA, Leila. A Sociologia dos Estabelecimentos Escolares: Passado e Presente de um Campo de Pesquisa em ReConstrução. In: ZAGO; CARVALHO; VILELA (orgs.). Itinerários de Pesquisa. Perspectivas Qualitativas em Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
MATTHEWS, Gareth B. A Filosofia e a Criança. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
MURANAKA, Fabiana. “Mas, o que se faz numa Sala de Filosofia?!!!” Uma análise do Eixo Educação pela Filosofia das Diretrizes Curriculares da Secretaria Municipal de Curitiba. Curitiba. 2007. 169f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Setor de Edu- cação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007.
OLIVEIRA, Paula Ramos. Filosofia para a Formação da Criança. São Paulo: Pioneira
Thompson Learning, 2004.
PEREIRA, Rita Marisa Ribes; JOBIM E SOUZA, Solange. Infância, conhecimento e contemporaneidade. In: KRAMER, Sonia. Infância e produção cultural. Campinas: Papirus, 1998.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2010.
ZANINI, Raquel Aline. Educação filosófica e infância: o jogo teatral como possibilitador dessa relação a partir dos carecimentos das crianças. 2019. 125f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curi-
tiba, 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright Statement
The articles published by the magazine are free to use. The copyright is all assigned to the magazine. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the journal Urdimento. The author (s) undertakes whenever publishing material relating to the article published in Revista Urdimento mention the said publication as follows: This article was originally published by Urdimento magazine in its volume (put the volume), number (put the number) in the year of (put the year) and can be accessed at:
http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.