Experiências cênicas: fissuras criativas na escola com crianças e adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.5965/414573103362019181Palabras clave:
Fissuras criativas, Artistas-estudantes, Pedagogia do teatro, AutonomiaResumen
Os três autores deste trabalho possuem aspectos comuns em suas trajetórias, que reverberam em seus campos de pesquisa. Docentes que possuem forte ligação com o campo da pedagogia do teatro e que articulam seus universos de pesquisa à prática cênica. Este artigo analisa duas experiências que buscam criar fissuras nas estruturas escolares por meio de experiências criativas, investindo nos desejos dos próprios artistas-estudantes – a primeira com crianças numa escola da cidade do Rio de Janeiro/RJ e a segunda com adolescentes em um Colégio de Aplicação em Uberlândia/MG.
Descargas
Citas
ACASO, María. Desplazando la semiótica hacia la pedagogía: hacia una semiótica de acto pedagógico. In: ACASO, María(Org.). Pedagogías invisibles. El espacio del aula como discurso. Madrid: Catarata, 2012.
ALVES, Rubem. A alegria de ensinar. Campinas: Papirus, 2012a.
ALVES, Rubem. A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir. Campinas: Papirus, 2012b.
DONOSO, Edgardo. La semiótica es caótica, analítica y neurótica. In: ACASO, María (Org.). Pedagogías invisibles. El espacio del aula como discurso. Madrid: Catarata, 2012.
DUVIGNAUD, Jean. Sociologia do comediante. Rio de Janeiro: Zahar, 1972. GUÉNOUN, Denis. O teatro é necessário? São Paulo: Perspectiva, 2004.
HARVEY, David. Cidades Rebeldes: do direito à cidade à revolução urbana. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
HOLLOWAY, John. Fissurar o capitalismo. Partes I e II. São Paulo: Publisher, 2013.
LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metáforas da vida cotidiana. Coordenação de Tradução Mara Sophia Zanotto. Campinas/São Paulo: Mercado de Letras/Educ, 2002.
LAROSSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
MARQUES, Isabel. O artista/docente: ou o que a arte pode aprender com a educação.
Revista Ouvirouver. Uberlândia, v. 10, n. 2, p. 230-239, jul./dez. 2014. Disponível em:
. Acesso em: 18 set. 2015.
MOSÉ, Viviane (Org.). A escola e os desafios contemporâneos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.
MOSTAÇO, Edélcio. Fazendo cena: a performatividade. In: MOSTAÇO, Edélcio; ORO- FINO, Isabel; BAUMGARTEL, Stephan; COLLAÇO, Vera (Orgs.). Sobre performatividade. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2009.
PRENTKI, Tim. Contranarrativa. Ser ou não ser: Esta é a questão. In: NOGUEIRA, Mar- cia Pompeo (Org.). Teatro na comunidade, interações, dilemas e possibilidades. Florianópolis: Ed. Udesc, 2009, p.13-36.
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante − cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Rio de Janeiro: Editora 34, 2018.
RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar, representar. São Paulo: Cosac &Naif, 2009. SLADE, Peter. O jogo dramático infantil. São Paulo: Summus, 1978.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1982.
STRAZZACAPPA, Marcia. Imersões poéticas como processo de formação do artista-docente. Art Research Journal, [S.l.], v. 1, n. 2, p. 96-111, ago. 2014. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/5368>. Acesso em:
ago. 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Urdimento - Revista de Estudios en Artes Escènicas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Declaración de Derecho de lo Auctor
Los artículos publicados por la revista son de uso gratuito. Los derechos de autor son todos cedidos a la revista. Los artículos cuyos autores son identificados representan la expresión del punto de vista de sus autores y no la posición oficial de la revista Urdimento. El autor o los autores se comprometen a que publiquen material referente al artículo publicado en la Revista Urdimento mencionar dicha publicación de la siguiente forma:
"Este artículo fue publicado originalmente por la revista Urdimento en su volumen (poner el volumen), número (poner el número) en el año de (poner el año) y puede ser accedido en: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
Este periódico utiliza una Licencia de Atribución Creative Commons - CC - BY 4.0.