Experiências cênicas: fissuras criativas na escola com crianças e adolescentes

Autores/as

  • Paulo Merisio Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) https://orcid.org/0000-0002-1541-7701
  • Getulio Góis de Araujo Escola de Educação Básica - ESEBA / Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Ligia da Cruz Silva Escola Municipal Escritor Millôr Fernandes – Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro/RJ - SME

DOI:

https://doi.org/10.5965/414573103362019181

Palabras clave:

Fissuras criativas, Artistas-estudantes, Pedagogia do teatro, Autonomia

Resumen

Os três autores deste trabalho possuem aspectos comuns em suas trajetórias, que reverberam em seus campos de pesquisa. Docentes que possuem forte ligação com o campo da pedagogia do teatro e que articulam seus universos de pesquisa à prática cênica. Este artigo analisa duas experiências que buscam criar fissuras nas estruturas escolares por meio de experiências criativas, investindo nos desejos dos próprios artistas-estudantes – a primeira com crianças numa escola da cidade do Rio de Janeiro/RJ e a segunda com adolescentes em um Colégio de Aplicação em Uberlândia/MG. 

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Biografía del autor/a

Paulo Merisio, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutor em Artes Cênicas - UNIRIO. Professor Associado - UNIRIO (Departamento do Ensino de Teatro; PPGAC; PPGEAC). Bolsista de Produtividade em Pesquisa - PQ2 - CNPq.

Getulio Góis de Araujo, Escola de Educação Básica - ESEBA / Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutor em Artes Cênicas - UNIRIO. Professor da Escola de Educação Básica - ESEBA / Universidade Federal de Uberlândia.

Ligia da Cruz Silva, Escola Municipal Escritor Millôr Fernandes – Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro/RJ - SME

Mestranda em Ensino de Artes Cênicas - UNIRIO. Professora na Escola Municipal Escritor Millôr Fernandes – Rio de Janeiro/RJ

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ago. 2015.

Publicado

2019-12-13

Cómo citar

MERISIO, Paulo; ARAUJO, Getulio Góis de; SILVA, Ligia da Cruz. Experiências cênicas: fissuras criativas na escola com crianças e adolescentes. Urdimento, Florianópolis, v. 3, n. 36, p. 181–203, 2019. DOI: 10.5965/414573103362019181. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15731. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ TEMÁTICO - PEDAGOGÍA DEL TEATRO: voces de América Latina en procesos de resistencia, organización y creación art