Experiências cênicas: fissuras criativas na escola com crianças e adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.5965/414573103362019181Keywords:
Fissuras criativas, Artistas-estudantes, Pedagogia do teatro, AutonomiaAbstract
Os três autores deste trabalho possuem aspectos comuns em suas trajetórias, que reverberam em seus campos de pesquisa. Docentes que possuem forte ligação com o campo da pedagogia do teatro e que articulam seus universos de pesquisa à prática cênica. Este artigo analisa duas experiências que buscam criar fissuras nas estruturas escolares por meio de experiências criativas, investindo nos desejos dos próprios artistas-estudantes – a primeira com crianças numa escola da cidade do Rio de Janeiro/RJ e a segunda com adolescentes em um Colégio de Aplicação em Uberlândia/MG.
Downloads
References
ACASO, María. Desplazando la semiótica hacia la pedagogía: hacia una semiótica de acto pedagógico. In: ACASO, María(Org.). Pedagogías invisibles. El espacio del aula como discurso. Madrid: Catarata, 2012.
ALVES, Rubem. A alegria de ensinar. Campinas: Papirus, 2012a.
ALVES, Rubem. A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir. Campinas: Papirus, 2012b.
DONOSO, Edgardo. La semiótica es caótica, analítica y neurótica. In: ACASO, María (Org.). Pedagogías invisibles. El espacio del aula como discurso. Madrid: Catarata, 2012.
DUVIGNAUD, Jean. Sociologia do comediante. Rio de Janeiro: Zahar, 1972. GUÉNOUN, Denis. O teatro é necessário? São Paulo: Perspectiva, 2004.
HARVEY, David. Cidades Rebeldes: do direito à cidade à revolução urbana. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
HOLLOWAY, John. Fissurar o capitalismo. Partes I e II. São Paulo: Publisher, 2013.
LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metáforas da vida cotidiana. Coordenação de Tradução Mara Sophia Zanotto. Campinas/São Paulo: Mercado de Letras/Educ, 2002.
LAROSSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
MARQUES, Isabel. O artista/docente: ou o que a arte pode aprender com a educação.
Revista Ouvirouver. Uberlândia, v. 10, n. 2, p. 230-239, jul./dez. 2014. Disponível em:
. Acesso em: 18 set. 2015.
MOSÉ, Viviane (Org.). A escola e os desafios contemporâneos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.
MOSTAÇO, Edélcio. Fazendo cena: a performatividade. In: MOSTAÇO, Edélcio; ORO- FINO, Isabel; BAUMGARTEL, Stephan; COLLAÇO, Vera (Orgs.). Sobre performatividade. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2009.
PRENTKI, Tim. Contranarrativa. Ser ou não ser: Esta é a questão. In: NOGUEIRA, Mar- cia Pompeo (Org.). Teatro na comunidade, interações, dilemas e possibilidades. Florianópolis: Ed. Udesc, 2009, p.13-36.
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante − cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Rio de Janeiro: Editora 34, 2018.
RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar, representar. São Paulo: Cosac &Naif, 2009. SLADE, Peter. O jogo dramático infantil. São Paulo: Summus, 1978.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1982.
STRAZZACAPPA, Marcia. Imersões poéticas como processo de formação do artista-docente. Art Research Journal, [S.l.], v. 1, n. 2, p. 96-111, ago. 2014. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/5368>. Acesso em:
ago. 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright Statement
The articles published by the magazine are free to use. The copyright is all assigned to the magazine. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the journal Urdimento. The author (s) undertakes whenever publishing material relating to the article published in Revista Urdimento mention the said publication as follows: This article was originally published by Urdimento magazine in its volume (put the volume), number (put the number) in the year of (put the year) and can be accessed at:
http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.