Ritos de passagem - tradução, transmissão e transformação da dança através dos tempos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103362019412

Palabras clave:

Dança moderna alemã, Transmissibilidade, Dramaturgias em deslocamento

Resumen

O presente artigo propõe uma reflexão diante das formas de transmissão e tradução do conhecimento prático/estético, tomando como ponto de partida a obra Wandlung/Transformação (1978) da coreógrafa Susanne Linke (1944) uma das pioneiras da dança moderna alemã, e a reverberação que a obra teve através da suas re-encenações.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luiza R F Banov, Universidade de são Paulo (USP)

 Bailarina, Coreógrafa, Pesquisadora, Doutoranda em Artes Cênicas na Escola de Comunicação e Artes ECA/USP, mestre em Artes (2011) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Bacharel (2006) e licenciada (2007) pela mesma universidade.

Sayonara Sousa Pereira, Universidade de São Paulo (USP)

Professora Doutora-RDIDP-MS3-D2 no Departamento de Artes Cênicas - da Escola de Comunicações e Artes - Universidade de São Paulo - ECA/ CAC/ PPGAC - USP. Orientadora de Mestrados e Doutorados. Vice-coordenadora do PPGAC-ECA-USP. Realizou 2o Pós-Doutorado (2015-2016) no Departamento de Theaterwissenschaft da FREIE UNIVERSITÄT BERLIN-Alemanha com bolsa BPE da FAPESP. Realizou 1o Pós-Doutorado (2007-2009) junto ao Instituto de Artes da UNICAMP, período que atuou como professora-colaboradora, e também realizou estágio pós-doutoral na Alemanha, ambos como bolsista da FAPESP. É Doutora em Artes-Dança pela UNICAMP/2007 (Bolsista FAPESP). Licenciada em Pedagogia da Dança pela HOCHSCHULE FÜR MUSIK-TANZ / KÖLN (2003). 

Citas

BANOV, R. F. Luiza. Dança Teatral - reflexões sobre a poética do movimento e seus

entre-laços. São Paulo: Annablume, 2015.

BAXMANN, Inge. The Body as Archive. On a difficult relationship between Movement and History. In: GEHM, Sabine (Org). Knowlodge in motion. Perspective of artistic an scientific research in dance. Biefeld: Transcript Verlag, 2007. p. 207 - 219.

HARDT, Yvonne. Reconstructing Dore Hoyer´s Affectos Humanos. In: GEHM, Sabine (Org). Knowlodge in motion. Perspective of artistic an scientific research in dance. Biefeld: Transcript Verlag, 2007. p. 193 – 200.

INGOLD, Tim. Being alive: essays on movement, knowledge and description. New York: Routledge. 2011.

JESCHKE, Claudia. Re-constructions: Figures of Thought and Figures of Dance: Ni- jinsky´s Faune. Experiences with Dancing Competence. In: GEHM, Sabine (Org). Knowlodge in motion. Perspective of artistic an scientific research in dance. Biefeld: Transcript Verlag, 2007, p. 173 – 184.

TRINDADE, A. Ligia. Coreólogo/Notador: um profissional da memória da dança. MOU- SEION, n.9, jan-jul, 2011 ISSN 1981-7207 file:///C:/Users/Luiza%20Banov/Desktop/ doutorado/Material%20pós%20qualificaçao/MEMORIA/Coreologia%20e%20memoria.pdf. Acesso em: 18 jun. 2019.

Publicado

2019-12-13

Cómo citar

BANOV, Luiza R F; PEREIRA, Sayonara Sousa. Ritos de passagem - tradução, transmissão e transformação da dança através dos tempos. Urdimento, Florianópolis, v. 3, n. 36, p. 412–422, 2019. DOI: 10.5965/1414573103362019412. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15527. Acesso em: 21 nov. 2024.