Do visível ao visual: poderes do blecaute na Magie Nouvelle

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101372020393

Palavras-chave:

blecaute, magia, iluminação cênica, Magie Nouvelle, percepção

Resumo

Magie Nouvelle é uma arte ilusionista, da qual algumas variações cênicas se apoiam em ilusões de ótica e na perturbação das referências. O blecaute trazido à sua cena oferece um ambiente propício para revelar as aparições mais irreais: os corpos no palco, livres das restrições do real, provocam o encontro com o sentimento mágico. Através de uma experiência sensorial, o espectador mergulha em um universo irracional e cativante que tem o poder evocatório da imagem aberta (Georges Didi-Huberman). O blecaute imersivo tem a faculdade de transformar a opacidade da tela do visível até adquirir as qualidades do visual. Espetáculos como Vibrations (2010) e Notte (Cia 14:20) ou ainda Les Limbes (Cia Mosntre[s], 2014) permitirão demonstrar suas ocorrências. No entanto, se essa abordagem mágica do blecaute parece das mais novas, sua mobilização marcou a história da magia. Esse artigo vai se debruçar, portanto, num primeiro momento, sobre uma recontextualização do uso do blecaute na história da magia, antes de apresentar as modalidades e os desafios contemporâneas próprios à Magie Nouvelle. 

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Biografia do Autor

Véronique Perruchon, Université de Lille (França)

Pesquisadora e Professora do Centro de Artes Performáticas da Universidade de Lille

Membro do Centro de Estudos de Artes Contemporâneas

Autora de uma tese orientada por Georges Banu (Sorbonne Nouvelle Paris 3) sobre o diretor André Engel, publicada pela Presses Universitaires du Septentrion em 2018.

Em 2016, ela publicou ainda, pela Presses Universitaires du Septentrion, o livro: Noir. Luz e teatralidade.

Tradutora: Nadia Moroz Luciani, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Extensionista, Pesquisadora e Professora do Colegiado do Bacharelado em Artes Cênicas da Faculdade de Artes do Paraná - Campus de Curitiba II da UNESPAR - Centro de Área de Artes. Mestre em Teatro pela UDESC e Doutoranda em Artes Cênicas pela USP

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Publicado

2020-04-17

Como Citar

PERRUCHON, Véronique; LUCIANI, Tradutora: Nadia Moroz. Do visível ao visual: poderes do blecaute na Magie Nouvelle. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 37, p. 393–403, 2020. DOI: 10.5965/1414573101372020393. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101372020393. Acesso em: 29 mar. 2024.