Tecnologia na iluminação cênica e a capacitação profissional: autonomia/procedimentos automatizados
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573101372020196Palabras clave:
Tecnologia, Iluminação cênica, capacitação profissional, autonomia, procedimentos automatizadosResumen
A tecnologia na iluminação cênica passou por sucessivas e constantes atualizações nos últimos anos, e um dos propósitos da indústria tem sido a fidelização de seus usuários. O presente texto apresenta uma reflexão sobre as influências desse contexto na capacitação dos profissionais. Reflito se a tecnologia pode condicionar a automatização dos procedimentos destinados à referida atividade artística. Para tanto, reúno fatos referentes à implantação dos sistemas de controle digital no Brasil; e, em seguida, exponho alguns procedimentos utilizados por artistas e técnicos envolvidos na iluminação. Por fim, especulo se mais influências promovidas pela tecnologia podem trazer consequências relevantes para o desenvolvimento de projetos de luz no teatro.
Descargas
Citas
ABOUT Avolites. Avolites.[2018?] Disponível em: http://support.avolites.com/company/avolites-history. Acesso em: 20 out. 2019.
ALBUQUERQUE, Rodney. Devmedia. 2016. Disponível em: https://www.devmedia.com.br/nocoes-basicas-de-algoritmo/26405. Acesso em: 20 out. 2019.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Porto Alegre: L&PM, 2017.
CAMARGO, Roberto Gill. Função Estética da Luz. Sorocaba: TCM Comunicação, 2000.
COSTA, Ronaldo Fernando. Iluminação Cênica e uma construção do espetáculo: uma abordagem pedagógica. Anais ABRACE, Volume 9, n 1, 2008, p. 1-6.
DULTRA, Pedro. Em cena: o Iluminador. Rio de Janeiro: Musica e Tecnologia, 2012.
EIRADO, A.; PASSOS, E. A noção de autonomia e a dimensão do virtual. Psicol Estudo, 9 (1), 2004, p. 77-85.
LUCIANI, Nadia Moroz. Iluminação cênica: uma experiência de ensino fundamentada nos princípios do design. Florianópolis, 2014. Dissertação (Mestrado) – Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina. Disponível em: http://www.tede.udesc.br/handle/tede/1190. Acesso em: 15 jan. 2020.
MUMFORD, Lewis. Arte & Técnica. Porto, Portugal: Martins Fontes, 1986.
TUDELLA, Eduardo. A luz na gênese do espetáculo. Salvador: Edufba, 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Urdimento - Revista de Estudios en Artes Escènicas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Declaración de Derecho de lo Auctor
Los artículos publicados por la revista son de uso gratuito. Los derechos de autor son todos cedidos a la revista. Los artículos cuyos autores son identificados representan la expresión del punto de vista de sus autores y no la posición oficial de la revista Urdimento. El autor o los autores se comprometen a que publiquen material referente al artículo publicado en la Revista Urdimento mencionar dicha publicación de la siguiente forma:
"Este artículo fue publicado originalmente por la revista Urdimento en su volumen (poner el volumen), número (poner el número) en el año de (poner el año) y puede ser accedido en: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
Este periódico utiliza una Licencia de Atribución Creative Commons - CC - BY 4.0.