Caminhar, desacelerar – uma experiência com audiotour e fotoperformance na escola

Autores/as

  • Paulina Maria Caon Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG
  • Getúlio Góis de Araújo Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA-UFU)

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101342019224

Resumen

Este texto objetiva o compartilhamento reflexivo de experiências realizadas na disciplina “Estágio de Atuação/Interpretação em Espaços Escolares” e “Práticas Teatrais”, do Curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia em parceria com docente e estudantes da ESEBA, Escola de Educação Básica da UFU. O texto apresenta alguns procedimentos de trabalho propostos aos estudantes, em diálogo com práticas contemporâneas que utilizam o caminhar como ato estético, referenciando-se em criadores brasileiros e estrangeiros. Ao final, buscamos refletir sobre a relevância e o sentido de tais práticas contemporâneas no contexto da Educação Básica e da formação de professores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paulina Maria Caon, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG

Professora do Curso de Teatro do Instituto de Artes da UFU. Integrante de grupos de pesquisa no campo do Teatro e da Dança. Doutora em Pedagogia do Teatro pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Colabora com o Coletivo Teatro Dodecafônico desde 2008.

Getúlio Góis de Araújo, Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA-UFU)

Doutor em ARTES CÊNICAS UNIRIO/UFU 2017. Ator, pesquisador e Mestre em Artes da Universidade Federal de Uberlândia (2012). Especialista em Literatura Brasileira pela PUC/MG (2001). Possui graduação em Educação Artística com Habilitação Artes Cênicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2007) e graduação em LETRAS pela Fundação Educacional de Ituiutaba - UEMG (1998). Atualmente é professor de Teatro da Eseba - Escola de Educação Básica da UFU. 

Publicado

2019-04-04

Cómo citar

CAON, Paulina Maria; DE ARAÚJO, Getúlio Góis. Caminhar, desacelerar – uma experiência com audiotour e fotoperformance na escola. Urdimento, Florianópolis, v. 1, n. 34, p. 224–235, 2019. DOI: 10.5965/1414573101342019224. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019224. Acesso em: 17 ago. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático - Pedagogia das Artes Cênicas: desafios e resistência