Saberes da tradição popular e da academia na formação do Professor de Teatro: o projeto da Ufal

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101342019048

Resumen

Apresentação e problematização do Projeto Pedagógico do Curso de Teatro Licenciatura, da Universidade Federal de Alagoas, que propõe, na formação do Professor de Teatro para a Educação Básica, o diálogo entre os conhecimentos acadêmicos com as manifestações espetaculares da tradição popular brasileira. Trata-se de proposição pedagógica do Colegiado deste curso, formulada em uma perspectiva ampliada do teatro e que pode ser significativa para o ensino e a aprendizagem da linguagem teatral no Brasil. A problematização se faz a partir das reflexões sobre cultura, da etnóloga Manuela Carneiro da Cunha, e do conhecimento tácito do artífice, do filósofo Richard Sennett.

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Biografía del autor/a

Marcelo Gianini, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Docente do curso de Teatro Licenciatura na Universidade Federal de Alagoas (ufal), nas áreas de Teatro Educação e Encenação. Doutor e Mestre em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP).

Publicado

2019-04-04

Cómo citar

GIANINI, Marcelo. Saberes da tradição popular e da academia na formação do Professor de Teatro: o projeto da Ufal. Urdimento, Florianópolis, v. 1, n. 34, p. 048–059, 2019. DOI: 10.5965/1414573101342019048. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019048. Acesso em: 26 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático - Pedagogia das Artes Cênicas: desafios e resistência