Memória e performance - dispositivos de captura e hibridismo entre arte e jornalismo cultural
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573101282017180Resumen
Aproximação entre a escrita de uma jornalista e um artista visual, o presente estudo, carrega o desejo de reter o vivido como um exercício de rememoração. Vasculha anotações de um presente que já é passado e de um passado que se mescla ao presente, numa fixação que se dá por meio da escritura.Os recursos adotados são as lembranças, as anotações feitas durante e logo após o acompanhamento da agenda, em especial as apresentações de performances e uma performance ritual e, em outros momentos, na observação de fotografias, de documentos audiovisuais e das conversas analíticas sobre o que foi visto e pensado. Qual é o melhor modo de estabelecer uma narrativa sobre o passado em se tratando de um conjunto de trabalhos de difícil definição, reunidos sob uma agenda que se chama Semana Performática? Quais seriam os melhores dispositivos de captura dessas ações? Como abarcar a experiência, como entrecruzar dois olhares, como constituir memória a partir da escrita?
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaración de Derecho de lo Auctor
Los artículos publicados por la revista son de uso gratuito. Los derechos de autor son todos cedidos a la revista. Los artículos cuyos autores son identificados representan la expresión del punto de vista de sus autores y no la posición oficial de la revista Urdimento. El autor o los autores se comprometen a que publiquen material referente al artículo publicado en la Revista Urdimento mencionar dicha publicación de la siguiente forma:
"Este artículo fue publicado originalmente por la revista Urdimento en su volumen (poner el volumen), número (poner el número) en el año de (poner el año) y puede ser accedido en: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
Este periódico utiliza una Licencia de Atribución Creative Commons - CC - BY 4.0.