Memória e performance - dispositivos de captura e hibridismo entre arte e jornalismo cultural
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573101282017180Abstract
Aproximação entre a escrita de uma jornalista e um artista visual, o presente estudo, carrega o desejo de reter o vivido como um exercício de rememoração. Vasculha anotações de um presente que já é passado e de um passado que se mescla ao presente, numa fixação que se dá por meio da escritura.Os recursos adotados são as lembranças, as anotações feitas durante e logo após o acompanhamento da agenda, em especial as apresentações de performances e uma performance ritual e, em outros momentos, na observação de fotografias, de documentos audiovisuais e das conversas analíticas sobre o que foi visto e pensado. Qual é o melhor modo de estabelecer uma narrativa sobre o passado em se tratando de um conjunto de trabalhos de difícil definição, reunidos sob uma agenda que se chama Semana Performática? Quais seriam os melhores dispositivos de captura dessas ações? Como abarcar a experiência, como entrecruzar dois olhares, como constituir memória a partir da escrita?
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Statement
The articles published by the magazine are free to use. The copyright is all assigned to the magazine. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the journal Urdimento. The author (s) undertakes whenever publishing material relating to the article published in Revista Urdimento mention the said publication as follows: This article was originally published by Urdimento magazine in its volume (put the volume), number (put the number) in the year of (put the year) and can be accessed at:
http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.