Performances pornoterroristas: rotas de fuga frente ao imaginário heterossexual
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103522024e0109Palavras-chave:
performance, pornoterrorismo, heterossexualidadeResumo
No artigo, a linguagem da performance foi trabalhada a partir do seu poder disruptivo, como uma plataforma de experimentação de saídas criativas frente às convenções produzidas pela heterossexualidade. A performance pornoterrorista de Diana Torres, materializou estratégias artísticas de destruição das narrativas hegemônicas sobre gênero e sexualidade, de modo que se apresentou como importante referência na investigação de produção de imagens críticas ao imaginário heteronormativo. A criação da performance Cualquiera! Qualquer cosa sobre todo en mi, apresentada no artigo, se deu pelas bases pornoterroristas, influenciadora das estratégias de resistência artísticas.
Downloads
Referências
BOUGER, Cristiane. Entrevista com Eleonora Fabião. Entrevista concedida à Cristiane Bouger. Relâche - Revista Eletrônica da Casa Hoffmann, Curitiba, p. 1-10, 2004.
COLLINS, Patrícia Hill. Black Sexual politics: african americans, gender, and the new racism. Nova Iorque: Taylor & Francis e-Library, 2004.
CONEGATTI, Daniela; FELIPE, Jane. O que podem fazer duas vulvas? Sexo feminino, gênero lésbico. Revista Periódicus. Salvador: vol. 1. n. 7, p. 215-235, 2017. Acesso em: 06 set. 2018. DOI: https://doi.org/10.9771/peri.v1i7.21624
CURIEL, Ochy. La nación heterossexual: Análisis del discurso jurídico y el regimén
heterossexual desde la antropologia de la dominación. Colômbia: Brecha Lésbica, 2013.
DUPRAT, Luisa. La Venganza! estratégias sapas pornoterroristas desestabilizadoras de normativas heterossexistas e racistas. 2020. Dissertação (Mestrado em Dança) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019.
FABIÃO, Eleonora. Programa Performativo: o corpo-em-experiência. Revista do Lume, Campinas, n. 4, p. 1-11, dez. 2013. Acesso em: 15 jun. 2024.
FABIÃO, Eleonora. Performance e Teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea. Sala Preta, São Paulo, v. 8, p. 235-246, nov. 2008. Acesso em: 07 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v8i0p235-246
MOMBAÇA, Jota. Rastros de uma Submetodologia Indisciplinada. Concinnitas, Rio de Janeiro, vol. 1, n. 28, p. 334-354, 2016. Acesso em: 29 mai. 2018.
NÚÑEZ, Geni. Descolonizando afetos: experimentações sobre outras formas de amar. São Paulo: Planeta do Brasil, 2023.
RICH, Adrienne. Heterossexualidade compulsória e existência lésbica. Bagoas - Estudos gays, Gênero & Sexualidades, Natal, v. 4, n. 5, p. 1-28, 2012. Acesso em: 29 abr. 2019.
SAUNDERS, Tanya. Epistemologia negra sapatão como vetor de uma práxis humana libertária. Periódicus, Salvador, v. 1, n. 7, p. 102-116, 2017. Acesso em: 15 maio 2022
SETENTA, Jussara. O Fazer-dizer do corpo: Dança e performatividade. Salvador: EDUFBA, 2008.
TORRES, Diana. Pornoterrorismo. Navarra: Txalaporta, 2010.
TORRES, Diana. Coño Potens. Navarra: Txalaporta, 2015.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)