What space should theater epistemologies occupy in the new degree program for theater teachers?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102512024e0210

Keywords:

theatrical epistemologies, theater pedagogy, teacher training, artistic creation, CNE Resolution 02/2019

Abstract

The paper addresses the crisis in the relationship between theatrical and educational epistemologies in the context of the new curriculum guidelines for teacher training in Brazil (CNE Resolutions 02/2015 and 02/2019). As a case study, it looks at the curriculum of the Theater Degree course at the Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Brazil) and its initiatives designed to combine the pedagogical and propaedeutic dimensions of drama. Based on contemporary studies in theater pedagogy, it establishes links between artistic praxis, theatrical theories and theater-education in order to resolve possible controversies about the conveyance of artistic composition principles in the training of theater teachers.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Francisco André Sousa Lima, Southwest Bahia State University

Doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestrado em Artes Cênicas pela UFBA. Licenciado em Teatro pela UFBA. Professor doutor Assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia atuando nos cursos de Teatro e Dança.

References

ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

BAHIA, Secretaria de Educação. Documento curricular referencial da Bahia para educação infantil e ensino fundamental (v. 1) Rio de Janeiro: FGV, 2020a.

BAHIA, Secretaria de Educação. Documento curricular referencial da Bahia para Ensino Médio (v. 2) Rio de Janeiro: FGV Editora, 2020b.

BRASIL. Lei 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e demais dispositivos legais que regulamentam o Ensino Médio. Brasília, DF: Presidência da República, [2017]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm. Acesso em: 21 jan. 2019

BRASIL. Lei 13.278 de 02 de maio de dezembro de 2016. Brasília: Presidência da República, [2016]. Altera o § 6º do art. 26 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino da arte. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13278.htm. Acesso em: 25 out. 2023.

BRASIL. Lei 11.645 de 10 de março de 2008. Brasília: Presidência da República, [2008]. Altera a lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira e Indígena”. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm Acesso em: 25 out. 2023.

BRASIL. Lei 10.639 de 09 de janeiro de 2003. Brasília: Presidência da República, [2003]. Altera a lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira”. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm Acesso em: 25 out. 2023.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 1 de julho de 2015. Brasília: Ministério da Educação, [2015]. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13673-rcp002-15-1&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 25 out. 2023.

BRASIL. Parecer CNE/CP nº 195, de 05 de agosto de 2003. Brasília: Ministério da Educação, [2003]. Orienta as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Música, Dança, Teatro e Design. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2003/pces195_03.pdf Acesso em: 23 out. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: hhttp://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em: 20 out. 2023.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Brasília: Ministério da Educação, [2015]. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação) Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=135951-rcp002-19&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 25 out. 2023.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 3, de 08 de março de 2004. Brasília: Ministério da Educação, [2004a]. Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Dança e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES03-04.pdf Acesso em: 25 out. 2023.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 4, de 08 de março de 2004. Brasília: Ministério da Educação, [2004b]. Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Teatro e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES04-04.pdf Acesso em: 25 out. 2023.

KOUDELA, Ingrig Dormien. Prefácio. In: SANTANA, Arão Paranaguá de. Teatro e Formação de Professores. São Luís (MA): EDUFMA, 2000.

LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: Danças, piruetas e mascaradas. Trad. Alfredo Veiga-Neto. 5 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Trad. Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

LIMA, Francisco André Sousa. Três currículos-dispositivos, uma encruzilhada: a educação profissional em teatro. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.

MENDONÇA, Célida Salume. Montagem em Sala de Aula: Os Princípios Norteadores de um Processo. In: TELLES, Narciso (Org.). Pedagogia do Teatro: Práticas Contemporâneas em Sala de Aula. Campinas-SP: Papirus, 2013. p.123-150.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB). Projeto Político-pedagógico do curso de Licenciatura em Teatro. Vitória da Conquista: 2012. Disponível em: http://catalogo.uesb.br/storage/documentos/teatro-lic-jq/projeto.pdf Acesso em: 25 out. 2023.

SILVA, Renata Patrícia. Para pensar a escola como espaço teatral: o teatro como ação tática no/do cotidiano. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 36, p. 235–248, 2019. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15805. Acesso em: 2 maio. 2024.

Published

2024-07-24

How to Cite

LIMA, Francisco André Sousa. What space should theater epistemologies occupy in the new degree program for theater teachers?. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 51, p. 1–23, 2024. DOI: 10.5965/1414573102512024e0210. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/25537. Acesso em: 21 nov. 2024.