Casos e coisas em torno de Nora, ou para onde pode ir o teatro quando uma mulher bate a porta atrás de si com força

Authors

  • Lúcia Romano Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquista Filho

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103332018174

Abstract

No presente texto, analisamos encenações nacionais inspiradas em A Casa de Bonecas, de Henrik Ibsen, a fim de observar de que maneira elas possibilitaram uma perspectiva mais libertária para as mulheres, considerando variações no modo de apresentar o estatuto ficcional da personagem feminina protagonista, Nora, assim como recursos de desestruturação de alguns pilares do modelo dramático mais tradicional (em termos da abordagem dramatúrgica, das invenções da cena e sua semiose e da relação entre enquadramento ficcional e contexto histórico da montagem). Serão atritadas algumas montagens realizadas de 2009 a 2018, em especial, no Rio de Janeiro e em São Paulo, observando como casos paradigmáticos as experiências da Cia Temporária de Investigação Cênica, em E Agora, Nora?, dirigida por Joana Dória a partir de criação colaborativa, e da versão nacional de Casa de Bonecas -2, encenação de Regina Galdino produzida e protagonizada por Marília Gabriela, a partir do texto de Lucas Hnath. As encenações configuram dois exemplares contrastantes da relação entre feminismo, cena teatral e criação das mulheres, e são tratadas aqui como pólos de uma linha (tensa) desenhada por possíveis escolhas criativas, permitindo levantar elementos que definem um teatro diferenciadoatravés da ênfase na luta pela igualdade entre homens e mulheres.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Lúcia Romano, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquista Filho

Professora Dra Assistente da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquista Filho. Atriz fundadora dos grupos Barca de Dionisos e Teatro da Vertigem, atua hoje como intérprete e produtora na Cia Livre de Teatro.

Published

2018-11-19

How to Cite

ROMANO, Lúcia. Casos e coisas em torno de Nora, ou para onde pode ir o teatro quando uma mulher bate a porta atrás de si com força. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 33, p. 174–195, 2018. DOI: 10.5965/1414573103332018174. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573103332018174. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê Temático - Teatros Feministas: Lutas e Conquistas