O conceito de coreografia em transformação
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573101342019362Abstract
Principalmente a partir de exemplos do contexto paulistano de dança contemporânea,em diálogo com o Brasil eexterior (especialmente EUA e Europa),aborda-se a atualização do conceito decoreografia, não mais entendida somentecomo sequências fixas de movimentospassíveis de repetição idêntica, mascomo estrutura multidimensional queorganiza corpos vivos e/ou não-vivos,além de experiências e pensamentos (deseres vivos e/ou de inteligência artificial).A integração da dança a museus e galeriasde arte é descrita, teorizando sobre seuafastamento dos parâmetros teatrais emvigor desde o Renascimento e sua aproximaçãodas artes visuais a partir de 1960.Aborda-se a genealogia do conceito paraapontar que hoje coreografia ultrapassaas fronteiras da dança, tornando-se umcampo autônomo deconhecimento.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Statement
The articles published by the magazine are free to use. The copyright is all assigned to the magazine. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the journal Urdimento. The author (s) undertakes whenever publishing material relating to the article published in Revista Urdimento mention the said publication as follows: This article was originally published by Urdimento magazine in its volume (put the volume), number (put the number) in the year of (put the year) and can be accessed at:
http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.