Dossiê Temático: Brecht e Educação
Dossiê Temático: Brecht e Educação
Para este Dossiê Temático: Brecht e Educação a Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas – receberá artigos até: 15 fevereiro de 2025. Estes artigos devem compor a Urdimento, v.1, n. 54, de abril de 2025 .
O Comitê Editorial proponente deste Dossiê Temático é composto pelas/os professoras/es: Vicente Concílio (coordenador – Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC ); Alice Akemi Yamasaki (Universidade Federal Fluminense - UFF);Ernesto Gomes Valença (Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP); Ivanildo Lubarino Piccoli dos Santos (Universidade Federal de Alagoas - UFAL); Liliane Ferreira Mundim (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio); Tercio Loureiro Redondo (Universidade de São Paulo - USP); Roberta Cristina Ninin (Universidade Estadual do Paraná - Unespar);Marcelo Gianini (Universidade Federal de Alagoas - UFAL).
Bertolt Brecht foi um dos maiores pensadores e diretores do teatro ocidental do século XX, cujo legado é referência para o teatro político até os dias de hoje. Por meio de suas ideias, peças teatrais, poemas e ensaios, o escrevinhador de peças refletiu e concebeu um teatro dialético questionador, propondo caminhos para se colocar em cena inquietações diante de um mundo em transformação, com suas imensas contradições econômicas, políticas, sociais e culturais. Tudo isso desafiava – e ainda desafia –artistas e docentes a pensar a atualidade de suas propostas nos âmbitos estético, político e, no caso do presente dossiê, pedagógico.Todo esto desafió –y aún desafía– a artistas y docentes a pensar en la relevancia de sus propuestas en el ámbito estético, político y, en el caso de este dossier, pedagógico.
Sugerencias de enfoques
- Brecht: Autor Político = Conversas e debates sobre ações políticas nas artes e na educação e suas articulações com conceitos e práticas brechtianas.
- Brecht e movimentos sociais = Espaços de intercâmbio entre grupos, organizações e/ou movimentos sociais em diálogo com as Artes Cênicas.· Performances e corpo político na perspectiva brechtianaEncontros teórico-práticos que enfocam a atividade performática revolucionária; Experiências artísticas focadas em teatro e performance politicamente engajados.
- Brecht e a Pedagogia das Artes Cênicas = Relatos de experiências artístico-pedagógicas em espaços de ensino formal e não-formal que fomentem reflexões críticas e emancipatórias.
Além de artigos, o dossiê contemplará submissões nos seguintes formatos: relatos, debates e dramaturgia.
Todos os artigos enviados são avaliados no sistema duplo cego (peer review); e a publicação dar-se-á a partir da aprovação do mesmo por dois/duas pareceristas ad hoc.
Para publicar na Urdimento n. 54 o/a interessado/a deve primeiro cadastrar-se como autor/a no link: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/user/register
Em seguida deverá submeter o artigo na plataforma OJS no link da URDIMENTO até 15 de fevereiro de 2025: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
Os artigos devem ser encaminhados de acordo com as Diretrizes para os/as autores/as, no link:
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