Corporeidade e teatro de animação na escola: esconder ou mostrar
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573101432022e0109Palavras-chave:
Corporeidades, Teatro de Animação, Pedagogia do TeatroResumo
Um dos maiores desafios encontrados no ensino das artes da cena é o de colocar o estudante em evidência no momento de compartilhar com os colegas sua criação cênica, sobretudo, quando o que normalmente é posto em destaque é o seu corpo. Ao refletir sobre tal aspecto, o presente texto tratou da possibilidade do trabalho corpóreo com estudantes do Ensino Fundamental com o ponto de partida no Teatro de Animação – reflexão teórica a partir da minha pesquisa de Doutorado em Artes Cênicas, em andamento, na Universidade de Brasília. Este artigo abordará os seguintes aspectos: o percurso corpóreo dentro do Teatro de Animação, voltado para o Ensino Fundamental; o corpo na sombra; a corporificação do boneco com as mãos e o corpo em cena na animação direta. Como procedimento metodológico, fez-se uso de análise de artigos, dissertações e teses. Concluiu-se que a corporeidade no teatro de animação apresenta nuances únicas para a experiência nas aulas de teatro no Ensino Fundamental.
Downloads
Referências
ASCHIERI, Patricia. Subjetividad en movimiento: reapropiaciones de la danza Butoh en Argentina. 2013. Tese (Doutorado em Antropologia) – Facultad de Filosofia y Letras, Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, 2013.
CUNHA, Adriana Miranda da. Mapeando o corpo: proposições práticas para a partilha do sensível nas representações do corpo em criação. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, v. 2, n. 27, p.228-240, dez. 2016. Disponível em:
https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/8748/6275.
Acesso em: 22 dez. 2021.
GAIGER, Paulo. O teatro como educação para a liberdade. In: CRUVINEL, Tiago; CONCILIO, Vicente (Org.). Pedagogia da Artes Cênicas: atuar e agir. Curitiba: CRV, 2019, p.43-53. V. 4. (Série Encontros)
OLIVEIRA, Fabiana Lazzari de. Da prática pedagógica à atuação no teatro de sombras: um caminho na busca do corpo-sombra. 2018. Tese (Doutorado em Teatro) – Programa de Pós-Graduação em Teatro, Centro de Arte, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2018. Disponível em:
https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000077/00007768.pdf?fbclid=IwAR2IeqWZpSKP5Mr5FS3ESlpeyD0wIohXeWsEM-T3haCqVTUaWJ6RwC1VO90 . Acesso em: 22 dez. 2021.
PELBART, Peter Pál. Elementos para uma cartografia da grupalidade. [S. l.: s. n.], [2008]. Disponível em: https://desarquivo.org/sites/default/files/pelbart_peter_elementos.pdf
Acesso em: 20 dez. 2021.
PIRAGIBE, Mario Ferreira. Objeto, corpo, espaço, e... Provocações sobre dramaturgia e formação no Teatro de Animação. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 32, p.103-111, set. 2018. Disponível em:
https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/141457310232201810 3/8760. Acesso em: 20 dez. 2021.
REIS, Anna Cecília de Alencar; SANTOS, Emerson Isidoro dos; PIASSI, Luís Paulo de Carvalho. Teatro de bonecos: proposta lúdico-investigativa na articulação de temáticas sociocientíficas na escola. Móin-Móin – Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 20, p.104-122, 2019. Disponível em:
https://www.revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034701202019104/pdf Acesso em: 27 dez. 2021.
ROQUES, Sylvie. O Corpo Performativo: questões da cena contemporânea. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p 4-18, jan./abr. 2017.
SILVA, Diva Luiz da. O processo criativo com os bonecos de luva: magia, mimetismo, ludicidade, poesia e símbolo. 2004. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Escola de Teatro – Escola de Dança, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2004.
VIANA, Joana Vieira. Teatro de animação em sala de aula: experiências no Ensino Superior e Fundamental 1. 2016. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
VICENTE, Gustavo. Introduction: the urge embody the word. In: VICENTE, Gustavo (Ed.). Intensified bodies from the performing arts in Portugal. Bern: Peter Lang, 2017, p.1-15.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)