A cidade canção e João Pereira passos do poeta grão de areia no Teatro Caipira do norte do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102412021e0103Palavras-chave:
Teatro Caipira, Teatro popular, História de atores, Maringá, Teatro paranaenseResumo
O Teatro Caipira ocorreu durante as décadas de 60 e 70 no estado do Paraná e de São Paulo e encontra-se distante de ser contemplado, com a devida importância, na História do teatro brasileiro. Este artigo pretende contribuir para o preenchimento da lacuna de uma historiografia do Teatro Caipira e para o entendimento de sua trajetória. Para isso, é analisada a vida e carreira do ator, poeta e compositor João Pereira, autodenominado, poeta grão de areia, e também é analisada a peça Corisco antes de ser cangaceiro (1968), do mesmo artista, com o objetivo de apreender os meios de produção cênica, dramaturgia e temáticas presentes no Teatro Caipira. Por fim, e para além de tudo, deseja manter viva a memória de João Pereira.
Downloads
Referências
CIDADE CANÇÃO: Os primeiros anos da música maringaense. Direção de Lincoln Copceski. Maringá: 2018. 1 DVD (96 min).
DIAS, Reginaldo Benedito; GONÇALVES, José Henrique Rollo. Maringá: terra crua e civilização. Revista Espaço Acadêmico, v. 11, n. 121, p. 28-39, 2011. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/13607. Acesso em: 10 maio 2021.
RABETTI, Betti. Memória e Cultura do “popular” no teatro: o típico e as técnicas. Percevejo, Rio de Janeiro, n. 8, p. 3-18, 2000.
KODI, Douglas. A utopia da Commedia dell’arte no século XXI: o Canovaccio, o ator e a cena. Dissertação (Mestrado) – Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.
LEAL, João Laércio Lopes. História artística e cultural de Maringá: 1936-1990. Maringá: Imprima Conosco, 2016.
MARTÍN-BARBERO, Jesus. Dos meios às mediações: Comunicação, cultura e hegemonia. 6. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009.
NOSELLA, Berilo Luigi Deiró; ISSENE, Letícia Gouvea. Entre a estética e o político: caráter popular, “qualidade estética” e teatro brasileiro. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 27, p. 296-314, 2016.
PEREIRA, Odirlei Dias. No rádio e nas telas: o rural da música sertaneja de sucesso e sua versão cinematográfica. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2008.
PEREIRA, João. Corisco antes de ser Cangaceiro. Imagens e textos do acervo pessoal. 1968.
VÍDEO histórico dos primeiros anos de Maringá. 1 vídeo (12min12s). Postado pelo canal Maringá em fotos em 08 nov. 2015. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=qobEJ72kquk. Acesso em: 09 jun. de 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)