A cidade canção e João Pereira passos do poeta grão de areia no Teatro Caipira do norte do Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102412021e0103

Palavras-chave:

Teatro Caipira, Teatro popular, História de atores, Maringá, Teatro paranaense

Resumo

O Teatro Caipira ocorreu durante as décadas de 60 e 70 no estado do Paraná e de São Paulo e encontra-se distante de ser contemplado, com a devida importância, na História do teatro brasileiro. Este artigo pretende contribuir para o preenchimento da lacuna de uma historiografia do Teatro Caipira e para o entendimento de sua trajetória. Para isso, é analisada a vida e carreira do ator, poeta e compositor João Pereira, autodenominado, poeta grão de areia, e também é analisada a peça Corisco antes de ser cangaceiro (1968), do mesmo artista, com o objetivo de apreender os meios de produção cênica, dramaturgia e temáticas presentes no Teatro Caipira. Por fim, e para além de tudo, deseja manter viva a memória de João Pereira.

Downloads

Biografia do Autor

Douglas Kodi, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutorando em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Mestre pela mesma Universidade. Graduado na Universidade Estadual de Maringá (UEM

 

Lincoln Copceski, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Mestrando em Tecnologia e Sociedade, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Graduado em Comunicação e Multimeios pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Referências

CIDADE CANÇÃO: Os primeiros anos da música maringaense. Direção de Lincoln Copceski. Maringá: 2018. 1 DVD (96 min).

DIAS, Reginaldo Benedito; GONÇALVES, José Henrique Rollo. Maringá: terra crua e civilização. Revista Espaço Acadêmico, v. 11, n. 121, p. 28-39, 2011. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/13607. Acesso em: 10 maio 2021.

RABETTI, Betti. Memória e Cultura do “popular” no teatro: o típico e as técnicas. Percevejo, Rio de Janeiro, n. 8, p. 3-18, 2000.

KODI, Douglas. A utopia da Commedia dell’arte no século XXI: o Canovaccio, o ator e a cena. Dissertação (Mestrado) – Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.

LEAL, João Laércio Lopes. História artística e cultural de Maringá: 1936-1990. Maringá: Imprima Conosco, 2016.

MARTÍN-BARBERO, Jesus. Dos meios às mediações: Comunicação, cultura e hegemonia. 6. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009.

NOSELLA, Berilo Luigi Deiró; ISSENE, Letícia Gouvea. Entre a estética e o político: caráter popular, “qualidade estética” e teatro brasileiro. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 27, p. 296-314, 2016.

PEREIRA, Odirlei Dias. No rádio e nas telas: o rural da música sertaneja de sucesso e sua versão cinematográfica. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2008.

PEREIRA, João. Corisco antes de ser Cangaceiro. Imagens e textos do acervo pessoal. 1968.

VÍDEO histórico dos primeiros anos de Maringá. 1 vídeo (12min12s). Postado pelo canal Maringá em fotos em 08 nov. 2015. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=qobEJ72kquk. Acesso em: 09 jun. de 2021.

Downloads

Publicado

14-09-2021

Como Citar

KODI, Douglas; COPCESKI, Lincoln Guilherme. A cidade canção e João Pereira passos do poeta grão de areia no Teatro Caipira do norte do Paraná. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 41, p. 1–24, 2021. DOI: 10.5965/1414573102412021e0103. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20501. Acesso em: 6 maio. 2025.