Curadoria ou autoria na criação de documentários cênicos biográficos: Os casos de Lola Arias e Jérôme Bel
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573101402021e0115Palavras-chave:
Curadoria, Dança contemporânea, Teatro conceitual, Lola Arias, Jérôme BelResumo
Quais os limites entre um trabalho criativo de encenação e um trabalho curatorial? A partir da observação de duas séries de espetáculos documentários biográficos – Mis documentos (2012-2017), de Lola Arias, e os solos de dançarinos do coreógrafo Jérôme Bel (2004-2009) –, propusemos uma reflexão sobre autoria e curadoria nesse gênero de espetáculos, pois, mesmo realizando trabalhos similares, Lola Arias designa seu trabalho como “curadoria” e Jérôme Bel, não. O estudo se interessou por esse modo de produção cênica, principalmente pelos diferentes caminhos que levaram os dois artistas ao uso dessa forma e as relações autorais entre o encenador e o sujeito que compõe e interpreta sua biografia.
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Video de espectáculos
Lola Arias
¿Cómo me convertí en feminista? Mi causa judicial, de Fátima Pecci, 2017.
Retrato de una artista adolescente, de Denise Groesman, 2017
https://vimeo.com/248298406 Contrasena: misdocs17
Jérôme Bel
Véronique Doisneau (completo): https://youtu.be/OIuWY5PInFs
Outros fragmentos de vídeos se encontram na página de Jérôme Bel: http://www.jeromebel.fr/
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