A estética do bisonho: reflexões sobre a vocalidade no teatro de Philippe Quesne

Autores

  • Rafaella Uhiara Université Sorbonne Nouvelle (Paris 3)
  • Ana Wegner Université Paris 8 e Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102272016381

Resumo

Este estudo aborda o trabalho da companhia Vivarium Studio, dirigida por Philippe Quesne sob o prisma de sua estética vocal. Explorando qualidades vocais em territórios delicados como a ineloquência, o destreino, a desarticulação, a timidez, a insegurança e a inaudibilidade, o Vivarium Studio faz um elogio à “falta de jeito”, que aqui chamamos de “bisonho”. O interesse de tal característica é o fato de ela parecer não se enquadrar nem na “vocalidade” contemporânea, que enfatiza a materialidade sonora da voz, muitas vezes em detrimento do sentido, nem nas técnicas de voz que prezam a clareza da elocução acima de tudo. O artigo busca, deste modo, refletir sobre esse tipo de vocalidade pouco contemplado pelos métodos de interpretação e teorias teatrais, procurando expandir a noção de vocalidade. 

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Biografia do Autor

Rafaella Uhiara, Université Sorbonne Nouvelle (Paris 3)

Rafaella Uhiara é bacharel em Direção Teatral pela ECA-USP (2007) e mestre em Estudos Teatrais pela Sorbonne Nouvelle (2011), onde cursa atualmente o doutorado, com bolsa de Doutorado Pleno no Exterior da CAPES. Ela é afiliada ao laboratório de pesquisa THALIM do CNRS (França).

Ana Wegner, Université Paris 8 e Universidade de São Paulo

Ana Wegner é atriz e pesquisadora, Doutoranda em Estudos Teatrais na Universidade Paris 8 em co-tutela de tese com a Universidade de São Paulo. Bolsista do programa de Doutorado Pleno no Exterior da CAPES.

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Publicado

2016-12-24

Como Citar

UHIARA, Rafaella; WEGNER, Ana. A estética do bisonho: reflexões sobre a vocalidade no teatro de Philippe Quesne. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 27, p. 381–396, 2016. DOI: 10.5965/1414573102272016381. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/7711. Acesso em: 22 dez. 2024.