“Porque a Criança Cozinha na Polenta”: Aglaja Veteranyi na adaptação da Cia. Teatral Mungunzá
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103422021e0207Palavras-chave:
Teatro, Multimodalidade, MultimidialidadeResumo
Este artigo buscou observar a adoção de recursos multimodais na construção dramatúrgica de “Porque a Criança Cozinha na Polenta“, dirigido por Nelson Baskerville. Trata-se da adaptação para a teatro do romance autobiográfico de Aglaja Veteranyi, escritora, diretora e atriz romena que fugira para a Europa ocidental com a família durante a ditadura de Nicolae Ceausescu. A partir de análise multimodal, com exemplos comentados por Mondada e Lehmann como a noção de densidade modal e o uso de multimídia no teatro pós dramático, investiguei as escolhas estéticas da encenação. Considerei a importância da recepção como elemento de efetivação da questão fenomenológica, pois a relação com o público é elemento fundante da poética teatral contemporânea.
Downloads
Referências
CALLIGARIS, Juliana Pablos. A Dimensão Multissemiótica do Jogo Teatral: a Experiência de Elaboração de uma Peça Radiofônica no Programa de Expressão Teatral do Centro de Convivência de Afásicos (CCA - IEL/UNICAMP). 2016. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/270633. Acesso em: 31 jul. 2020.
FIRICĂ, Ștefan. A Figure of Transgression in Literature, Theatre, and Cinema: Aglaja. Ekphrasis – Transnational Cinema Dialogues, p. 93-107. University of Bucharest: 2012,
FIRICĂ, Ștefan. Adapting In-Betweenness: Transpositions of Aglaja Veteranyi´s Literature in Theatre, Music, and Film. Postsocialist Mobilities: Studies in Eastern European Cinema. Edited by Hajnal Király Zsolt Gyõri. Cambridge Scholars Publishing: 2021
LEHMANN, Hans-Ties. O Teatro Pós Dramático. Tradução de Pedro Süssekind. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro Pós-Dramático e Teatro Político. O Pós-dramático: um conceito operativo? J. Guinsburg e Sílvia Fernandes (orgs.). São Paulo: Perspectiva, 2010.
FERNANDES, Silvia. Subversão no palco. Revista Humanidades. Brasília, edição especial, n. 52, p.07-18, novembro de 2006.
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça.; MORATO, Edwiges Morato. & BENTES, Anna Chistina. Referenciação e Discurso. São Paulo: Editora Contexto, 2005.
MACCHI, Fabiana. Arcas de Babel: Fabiana Macchi Traduz Aglaja Veteranyi. Curadoria de Patrícia Lavelle. Revista Cult, Edição 261. São Paulo: Editora Bregantini, 2020
MATHIAS, Dionei. MÜLLER, Juliana Cássia. Pureza e Violência: Imagens da Infância em A. Veteranyi. Literatura e Autoritarismo, Santa Maria, n. 35: Imagens da Violência entre Transgressões e Tensões, p.83-94. UFSM, 2020
MONDADA, Lorenza. Challenges of multimodality: Language and the body in social interaction. Journal of Sociolinguistics, 20(30) p. 336–366, 2016
MONDADA, Lorenza. Corpos Interagindo: Recursos Multimodais para Organização da Interação Social. In: 6ª. Conferência Internacional de Multimodalidade: Instituto de Educação, Londres, 2012.
PINCON-VALLIN, Beatrice. Os Novos Desafios da Imagem e do Som para o Ator: Em Direção a um Super-Ator? Tradução de Marta Isaacsson. Revista Cena, Porto Alegre, n. 7, p.66-76, 2009.
VETERANYI, Aglaja. Por que a Criança Cozinha na Polenta. Tradução de Fabiana Macchi. São Paulo: DBA, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)