Teatro performativo no contexto das afasias: elaboração de procedimentos e pedagogias nas artes da cena
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103452022e0202Palavras-chave:
Teatro Performativo, Performatividade, Multimodalidade, AfasiaResumo
Este artigo reflete sobre o ato teatral performativo e a coocorrência de semioses verbais e não verbais em contextos de afasia. A reconstituição de semioses multimodais pela afásica, não na ausência da afasia, mas na presença da afasia. Investiga a noção de densidade modal das semioses que se interconectam, visando salientar que elas são: distintas; que sua relevância na construção do sentido depende do recurso multimodal, da capacidade oral e motora da afásica, de recursos mais convocados e recorrentes na cena, do contexto de produção do sentido. Aprofunda interesses teóricos, estéticos, metodológicos e práticos acerca da encenação performativa com pessoas afásicas a fim de desenvolver um campo de estudos que contribua com as práticas e pedagogias de criação nas artes da cena.
Downloads
Referências
BASTOS, Liliana. Interação, múltiplas semioses e corpo: uma interlocução com Charles Goodwin. Calidoscópio. PUC-Rio. Rio de Janeiro, RJ, 8(2):99-102.
Disponível em:
https://www.researchgate.net/publication/273584980_Interacao_multiplas_semiosese_corpo_uma_interlocucao_com_Charles_Goodwin. Acesso em: 30 jun. 2022.
BONFITTO, Matteo. Entrevista com Erika Fischer-Lichte. Conceição | Concept., Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 131-141, jan./jun. 2013.
CALLIGARIS, Juliana. Pablos. A Dimensão Multissemiótica do Jogo Teatral: A Experiência de Elaboração de uma Peça Radiofônica no Programa de Expressão Teatral do Centro de Convivência de Afásicos. 2016. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Instituto de Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Campinas, 2016.
CALLIGARIS, Juliana. Pablos. A Dimensão Multissemiótica do Jogo teatral: A Experiência de Elaboração de uma Peça Radiofônica com Afásicas e Afásicos. DAPesquisa, Florianópolis, v. 15, n. esp., p.01-24, 2020. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/17959. Acesso em: 4 maio 2022.
CANGUILHEM, Georges. O normal e o patológico. Trad. Maria Thereza Redig de Carvalho Barrocas. 7ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.
FERAL, Josette. Por uma poética da performatividade: o teatro performativo. Sala Preta, São Paulo, 8, 197-210, 2008. Disponível em:
https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57370. Acesso em: 30 jun. 2022.
FERREIRA, Melissa da Silva. Ceci N'est Pas un Acteur: Corpo, Percepção e Experiência na Cena e na Pedagogia Da Societàs Raffaelo Sanzio. 2014. Tese (Doutorado em Teatro) - Centro de Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina. Santa Catarina, 2014.
FISCHER-LICHTE, Erika, The Transformative Power of Performance. London, Routledge, 2008.
FREUD, Sigmund. O Estranho. In: Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. v. 17, p. 275-314. Trad. Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
GOFFMAN, Erwin. A representação do Eu na vida Cotidiana. 14ª Ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
GOODWIN, Charles. Conversational Frameworks of the Accomplishment of Meaning in Aphasia. In: Conversation and Brain Damage. Oxford: Oxford University Press, 2003.
HASEMAN, Brad. Manifesto pela Pesquisa Performativa. Trad. Marcello Amalfi. Cadernos do Seminário de Pesquisas em Andamento PPGAC/USP, v. 3.1, 2015.
IEL/UNICAMP. Cogites. Grupo de pesquisa: interação, cognição e significação. Disponível em: http://cogites.iel.unicamp.br/. Acesso em: 29 mar. 2022.
MINNICK, Michele. Uma Jornada com Rasaboxes. Entrevista concedida a Ana Achcar, Adriana Bonfanti, Joana Ribeiro S. Tavares, Marcia Moares, Anna Wiltgen, Dadá Maia e Adriana Maia. Revista Ouvirouver, Uberlândia v. 14, n. 1. jan./jun. 2018.
MORATO, Edwiges Maria et al. Sobre as afasias e os afásicos - subsídios teóricos e práticos elaborados pelo Centro de Convivência de Afásicos. Campinas: Editora da Unicamp, 2002.
NORRIS, Sigrid. Multiparty interaction: a multimodal perspective on relevance. Discourse Studies, 8(3) p. 401-421, 2006. Disponível em:
https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1461445606061878. Acesso em: 30 jun. 2022.
RAMOS, Luiz Fernando. Mimesis Performativa. A Margem de Invenção Possível. São Paulo: Anna Blume, 2015.
SCHECHNER, Richard. Performance Theory. London: Routledge Classics, 2003.
SOUTO, Caio. Norma, Normal e Anormal em Canguilhem e Foucault. Anais do Seminário dos Estudantes da Pós-Graduação em Filosofia. São Carlos: UFSCar, 2013.
TONEZZI, José. A arte do ator e o ato do afásico. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.
TONEZZI, José. Distúrbios de Linguagem e Teatro: O Afásico em Cena. São Paulo: Plexus, 2007.
VEZALI, Patrick Aparecido. A dêixis na interação entre afásicos e não afásicos: conjugação indicial fala/gesto. 2011. Tese (Doutorado em Linguística) - Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2011.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)