Palhaças e palhaços atuando em palcos hospitalares
DOI:
https://doi.org/10.5965/14145731023820200048Palavras-chave:
Wellington Nogueira, Doutores da Alegria, EntrevistaResumo
Este trabalho consiste na apresentação do artista cênico Wellington Nogueira, fundador da Associação Doutores da Alegria, e de entrevista cedida por ele transcrita na íntegra. O entrevistado narra o desenvolvimento e a inserção de figuras palhacescas profissionais em ambiente hospitalares, desde 1991. Promovendo a investigação de novas configurações espaciais no âmbito dos hospitais, e no campo da palhaçaria, assim como o estabelecimento de relações artísticas, humanas, políticas e sociais entre artistas e pessoas em situação hospitalar, esse fenômeno, a partir do projeto trazido ao Brasil por Wellington Nogueira, foi amplamente difundido no país, onde atuam contemporaneamente centenas de grupos.
Downloads
Referências
BIG APPLE CIRCUS (Estados Unidos). Clown Care Program. Site da organização Big Apple Circus. Disponível em: . Acesso em: 01 mai. 2020.
DOUTORES DA ALEGRIA (São Paulo). Boca Larga: cadernos dos Doutores da Alegria número 4. São Paulo, Doutores da Alegria: 2008.
DOUTORES da alegria: o filme. Direção de Mara Mourão. Produção de Fernando Souza Dias. São Paulo: Mamo Filmes, 2004. DVD (96min), color.
DOUTORES DA ALEGRIA (São Paulo). Sobre os Doutores: mais de duas décadas de trabalho. 2015. Disponível em: . Acesso em: 01 mai. 2020.
DOUTORES DA ALEGRIA (São Paulo). Balanço 2014. São Paulo, São Paulo. Doutores da Alegria: 2014.
DOUTORES DA ALEGRIA (São Paulo). Sobre os Doutores: mais de duas décadas de trabalho. 2015. Disponível em: . Acesso em: 01 mai. 2020.
DOUTORES DA ALEGRIA (São Paulo). Balanço 2014. São Paulo, São Paulo. Doutores da Alegria: 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)