Uma perspectiva da palhaçaria contextualizada ao hospital: entrevista com Ésio Magalhães

Autores

  • Daiani Cezimbra Severo Rossini Brum Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN
  • Karenine de Oliveira Porpino Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101282017333

Resumo

Este trabalho trata-se de uma apresentação do artista cênico Ésio Magalhães, do grupo Barracão Teatro de Campinas (SP), bem como do compartilhamento na íntegra da entrevista cedida por ele para nossa pesquisa de Mestrado na área de Artes Cênicas, que se encontra em andamento. Ésio atualmente é tido enquanto referência no que tange a palhaçaria brasileira, e aqui gentilmente tece considerações sobre sua perspectiva em relação à atuação palhacesca hospitalar, assim como sobre a composição de seu oficio: palhaço.

Biografia do Autor

Daiani Cezimbra Severo Rossini Brum, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN

Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Maria com habilitação em Interpretação Teatral (2012), participou do Programa de Formação de Palhaços para Jovens da Escola de Palhaços dos Doutores da Alegria (2013) e atualmente é mestranda em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Karenine de Oliveira Porpino, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN

Professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atua no Curso de Licenciatura em Dança e nos Programas de Pós-graduação em Educação e Artes Cênicas. Tem experiência na área de Artes e Educação Física, com ênfase em Dança, pesquisa os seguintes temas: dança, corpo, educação e estética.

Downloads

Publicado

2017-07-02

Como Citar

Brum, D. C. S. R., & Porpino, K. de O. (2017). Uma perspectiva da palhaçaria contextualizada ao hospital: entrevista com Ésio Magalhães. Urdimento - Revista De Estudos Em Artes Cênicas, 1(28), 333-341. https://doi.org/10.5965/1414573101282017333