O grotesco, a commedia dell’arte e o clown: visão de dentro e de fora
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103362019286Palavras-chave:
Commedia dell'arte, Grotesco, Clown, Riso, Trágico obviadoResumo
As linguagens da commedia dell’arte e do clown, em diálogo com o conceito de grotesco, no Barracão Teatro (Campinas - SP). Parte-se das observações e vivências destas linguagens - e das entrevistas com Tiche Vianna e Ésio Magalhães, que abordam especialmente a montagem da comédia “Zabobrim: O rei vagabundo” - para as influências e atravessamentos no trabalho de uma das autoras enquanto atriz, palhaça e pesquisadora da comicidade de cunho popular. Conclusão da análise da linguagem do cômico do Barracão Teatro feito por receptora, i.e., público - e outra autora do presente artigo.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Raíssa Guimarães de Souza. O riso grotesco, a Commedia Dell’Arte e o Clown: Vivência e aprendizado no Barracão Teatro. 2019 Dissertação (Mestrado em Artes da Cena) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 2019.
ARISTÓTELES. Poética. Tradução, prefácio, introdução, comentário e apêndices de Eudoro de Sousa. 7ª ed. [SI]: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2003.
BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Brasília: Editora da UNB, 2008.
BERGSON, Henri. O Riso, ensaio sobre a significação do cômico. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1983.
BRONDANI, Aglae Joice, LEITE Campos Vilma, TELLES Narciso (Orgs). Teatro- Máscara-Ritual. Campinas, SP: Editora Alínea, 2012.
CANDIDO, Antonio, Anatol ROSENFELD, Décio de Almeida PRADO e Paulo Emílio Sales GOMES. A Personagem de Ficção. 2a edição. São Paulo: Perspectiva, 1968.
DUARTE, Fernanda Jannuzzelli. Circo-Teatro através dos tempos: cena e atuação no pavilhão Arethuzza e no Circo de Teatro Tubinho. 2015 Dissertação (Mestrado em Artes da Cena) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 2015.
PANTANO, Andreia Aparecida. Ser palhaço. Universidade Paulista (UNIP). 2008. Fon- te: http://www.portalabrace.org/vcongresso/textos/dramaturgia/Andreia%20Apare- cida%20Pantano%20-%20Ser%20Palhaco.pdf
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2008.
SILVA, Ermínia. Circo-Teatro: Benjamin Oliveira e a Teatralidade Circense no Brasil. São Paulo: Altana, 2007.
VIANNA, Tiche. Para além da Commedia Dell’Arte – A máscara e sua pedagogia. Campinas, 2017. Tese (Doutorado em Artes da Cena) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)