Pedagogia em Performance: Uma abordagem do ensino do teatro na escola básica
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103362019204Palavras-chave:
Pedagogia do teatro, Ensino do teatro, Teatro performativo, Performatividade, Teatro-educaçãoResumo
O presente artigo busca contextualizar, articulando teoria e prática no dia-a-dia da sala de aula, o que seria uma pedagogia em performance – um ensino do teatro que se afirma como prática contemporânea a partir do teatro performativo, e não esquece elementos de sua tradição. Aqui, a performatividade da criança é tomada como material poético para a construção teatral, e efetiva a experiência como prática de elaboração do conhecimento em arte. A pesquisa, realizada com 38 turmas de teatro do sexto ano do ensino básico entre 2012 e 2017, procura, através do relato de experiências, uma possível resposta para a pergunta: quais abordagens do ensino/aprendizagem do teatro são potentes hoje?
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a Educação. São Paulo:
Editora 34, 2002.
FÉRAL, Josette. Por uma poética da performatividade: o teatro performativo. Sala Preta. Revista do Depto. de Artes Cênicas da ECA-USP, n. 8/2008, 197-210. São Paulo: EDUSP, 2008.
FERNANDES, Silvia. Teatros Pós-Dramáticos. In: GUINSBURG, Jacó; FERNANDES, Silvia (Orgs.). O Pós-Dramático: um conceito operativo? São Paulo: Perspectiva, 2008, p. 11-30.
GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. São Paulo: Perspectiva, 2009.
IAVELBERG, Rosa. Arte/educação modernista e pós-modernista: fluxos na sala de
aula. Porto Alegre: penso, 2017.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. Trad. de Pedro Süssekind. São Paulo: Cosac Naify.
PUPO, Maria Lúcia de Souza Barros. O Pós-Dramático e a Pedagogia teatral. In: GUINSBURG, Jacó e FERNANDES, Silvia (Orgs.). O Pós-Dramático: um conceito operativo? São Paulo: Perspectiva, 2008, p. 221-232.
SCHECHNER, Richard. Performance studies: an introduction. Nova Iorque: Routledge, 2002.
SLADE, Peter. Child Drama. Londres: University of London Press, 1973.
SOARES, Carmela. Pedagogia do jogo teatral: uma poética do efêmero. São Paulo: Hucitec, 2010.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2006.
VASSEN, Florian. Teatro ± pedagogia do teatro: correspondências entre teatro e pedagogia do teatro. A[L]BERTO. Revista da SP Escola de Teatro, n. 7/2014, 11-20. São
Paulo: Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)