Estratégias de gestão sustentável e desempenho exportador em uma empresa da terceira geração da cadeia petroquímica
DOI:
https://doi.org/10.5965/2316419008122019076Palavras-chave:
Estratégias Sustentáveis, Desempenho Exportador, Transformados PlásticosResumo
A presente pesquisa possui como objetivo identificar as estratégias de gestão sustentável e o desempenho exportador de uma empresa de transformados plásticos. A transformação de material plástico é a terceira geração da cadeia produtiva petroquímica e é responsável por produzir embalagens, peças e utensílios para quase todos os segmentos produtivos da economia. Em termos metodológicos desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa de abordagem descritiva. A coleta e análise dos dados referentes às estratégias de gestão sustentável ampararam-se nos modelos de Placet, Anderson, Fowler (2005) e de Lacy et al (2010). Já o desempenho exportador foi analisado a partir dos estudos de Papadopoulos e Martín (2010). Os principais resultados revelaram que a sustentabilidade está totalmente integrada a estratégia da empresa, contudo apresenta um desempenho exportador ainda incipiente.
Downloads
Referências
ABIPLAST. Perfil 2014 da Indústria Brasileira de Transformação de Material Plástico – Associação Brasileira da Indústria do Plástico. Disponível em: http://file.abiplast.org.br/download/links/2015/perfil_abiplast_2014_web.pdf. Acesso em: 30 de maio de 2016.
ALIGLERI, L.; ALIGLERI, L. A.; KRUGLIANSKAS, I. Gestão socioambiental: responsabilidade e sustentabilidade do negócio. São Paulo: Atlas, 2009.
ALIEVI, R. M.; ANTINARELLI, A. Construindo a Gestão Estratégica Sustentável: um estudo sobre a empresa Mercur S.A. Revista de Administração da UFSM, v. 8, n. Ed. Especial, p. 69-83, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1983465916352.
ARBIX, G.; SALERNO, M. S.; DE NEGRI, J. A. Internacionalização gera emprego de qualidade e melhora a competitividade das firmas brasileiras. In: DE NEGRI, J. A. (Coord.). Inovações, padrões tecnológicos e desempenho das firmas industriais brasileiras. [S. l.]: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, 2005.
BANSAL, P.; ROTH, K. Why Companies Go Green: A Model of Ecological Responsiveness. Academy of Management Journal, v. 43, n.4, p. 717-736, 2000. DOI: http://dx.doi.org/10.2307/1556363.
CARDOSO, A. C. F. O programa estratégico integrado de gestão para o desenvolvimento sustentável. 289f. Tese – (Doutorado em Administração) Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
CAVUSGIL, S. T.; ZOU S. Marketing strategy-performance relationship: an investigation of the empirical link in export market ventures. Journal of Marketing. v. 58, p. 1-21, 1994.
CIASULLO, M. V.; TROISI, O. Sustainable value creation in SMEs: A case study. TQM Journal, 2013, v. 25, n. 1, p. 44-61. DOI: http://dx.doi.org/10.1108/17542731311286423.
DIAS, V. V.; SCHUSTER, M. S.; DIAS, R. R. Orientação Da Gestão Sustentável De Uma Empresa Química Com Atividade Internacional. Internext (São Paulo), v. 8, p. 68-87, 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.18568/1980-4865.8168-87.
DUNNING, J. H. The globalization of business the challenge of the 1990s. New York: Routledge, 1993.
ELKINGTON, J. Cannibals With Forks: the Triple Bottom Line of 21st Century Business. Capstone: Oxford, 1997.
FIALHO, F. A. P.; MACEDO, M.; MITIDIERI, T. C.; MONTIBELLER, G. Gestão da sustentabilidade na era do conhecimento: o desenvolvimento sustentável e a nova realidade da sociedade pós-industrial. Florianópolis: Visual Books, 2008.
FIALHO, F. A. P.; MACEDO, M.; MITIDIERI, T. C.; MONTIBELLER, G. Empreendedorismo na era do conhecimento. Florianópolis: Visual Books, 2006. GIL, A .C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GOMES, G.; DVORSAK, P.; HEIL, T. Indústria Petroquímica no Brasil: Situação Atual e Perspectivas. (2005). Disponível em: <http://www.bndespar.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/-Galerias/Arquivos/conhecimento/bnset/set2105.pdf> Acesso em: 30 de setembro de 2006.
GONZÁLES-BENITO, J.; GONZÁLES-BENITO, O. Environment proactivity and business performance: na empirical analysis. The International Journal os Management Science. v. 33, n. 1. p. 01-15, 2005.
GONZÁLES-BENITO, J.; GONZÁLES-BENITO, O. A review of determinant factors of environment proactivity. Business Strategy and the Environment. v. 15, p. 87-102, 2006. DOI: http://dx.doi.org/10.1002/bse.450.
HIDALGO, A. B.; DA MARA, D. Produtividade e desempenho exportador das firmas na Indústria de Transformação Brasileira. Estudos Econômicos (São Paulo), vol.39 n. 4 São Paulo, 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-41612009000400001.
JOHANSON, J.; WIEDERSHEIM -PAUL, P.F. The Internationalization of the firm. Four Swedish Cases. Journal of Management Studies, [S. l.], p. 305-322, Oct. 1975.
JOHANSON, J; VAHLNE, J. E. The Mechanism of Internationalization. International Marketing Review, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 11-24, 1990.
JOHANSON, J.; VAHLNE, J. E. The internationalization process of the firm: a model of knowledge development and increasing foreign market commitments. Journal of International Business Studies, v. 8, n. 1, p. 23-32, 1977.
KLOTZLE, M. C.; THOMÉ, C. C. Fatores associados ao desempenho exportador de micros, pequenas e médias empresas brasileiras. Revista de Administração, v. 41, n. 3, p. 339-346, 2006.
LACY, P.; COOPER, T.; HAYWARD, R.; NEUBERGER, L. A new era of sustainability: CEO reflections on progress to date, challenges ahead and the impact of the journey toward a sustain- able economy. [S. l.]: UN Global Compact – Accenture Sustainability Services, 2010.
MASCARENHAS, M, P, V.; COSTA, C, A. F. Responsabilidade Social e Ambiental das Empresas. Uma perspectiva sociológica. Latitude, vol. 7, n 2, p.141-167, 2011.
MERRIAM, S. B. Qualitative research and case study applications in education. São Francisco (CA): Jossey-Bass, 1998.
MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, [S. l.], v. 22, n. 37, p.7-32, Porto Alegre, 1999.
MOTA, J. C. V. Condicionante da internacionalização e desempenho exportador: evidências no setor sucroalcooleiro brasileiro. 125f. Dissertação – (Mestrado em Administração) Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2012.
PALMA, E. P., GOMES, C. M., KNEIPP, J. M.; BARBIERI DA ROSA, L. A. Sustainable Strategies and Export Performance: an analysis of companies in the gems and jewelry industry. RBGN-Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v 16, p. 25-42, 2014.
PAPADOPOULOS, N.; MARTÍN, O. M. Toward a model of the relationship between internationalization and export performance. International Business Review, [S. l.], v. 19, p. 388-406, 2010. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.ibusrev.2010.02.003.
PASQUALOTTO, C.; UGALDE, M. M. Adaptações de produto no processo de internacionalização de empresas gaúchas do setor moveleiro. Internext – Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 46-65, jul./dez. 2010.
PLACET, M.; ANDERSON, R.; FOWLER, K. M. Strategies for Sustainability. Research Tecnology Management, [S. l.], v. 48, n. 5, p. 32-41, 2005.
ROCHA, A. C.; CAMARGO, C. R.; KNEIPP, J. M.; ÁVILA, L. V.; GOMES, C. M.; MADRUGA, L. R. R. G. Estratégias sustentáveis e desempenho exportador no setor moveleiro paranaense. Revista de Administração FACES Journal, v. 12, n. 3, p. 9-27, 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.21714/1984-6975FACES2013V12N3ART1178.
SEBRAE - SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Cadeia produtiva da indústria de material plástico: cenários econômicos e estudos setoriais. 2008. Disponível em: http://189.39.124.147:8030/downloads/plastico.pdf. Acesso em 02 de maio de 2016.
TEIXEIRA, E. B.A análise de dados na pesquisa científica: importância e desafios em estudos organizacionais. Desenvolvimento em Questão, v. 1, n. 2, p. 177-201, 2003. DOI: http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2003.2.177-201.
VIOLA, E. As complexas negociações internacionais para atenuar as mudanças climáticas. In: TRIGUEIRO, A. (Ed.). Meio Ambiente no século 21: 21 especialistas flamam da questão ambiental nas suas áreas de conhecimento. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.
YANG, C.; LIN, S.; CHAN, Y.; SHEU, C. Mediated effect of environmental management on manufacturing competitiveness: An empirical study. International Journal of Production Economics. V. 123, Issue 1, January 2010, Pages 210–220, 2010. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.ijpe.2009.08.017.
WRIGHT, J. T. C.; GIOVINAZZO, R. A. A política industrial e a estratégia da nação. In: FLEURY, M. T.; FLEURY, A. (Orgs.). Política Industrial. São Paulo. Publifolha, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 REAVI - Revista Eletrônica do Alto Vale do Itajaí
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.