Programa de práticas expressivas, por meio da arte, na escola básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234607132015025

Palavras-chave:

educação , educação estética, arte , sensibilidade , emoção

Resumo

Em nossa sociedade, que apresenta muitos problemas sociais, a escola pode cumprir um importante papel na formação humana, oferecendo um ensino que enfatize o desenvolvimento sensível, integrando as várias áreas do conhecimento e incentivando as competências sociais e emocionais. De acordo com texto dos Parâmetros Curriculares Nacionais a educação deve estar comprometida com a cidadania, o que significa contemplar as questões sociais e ambientais como objeto de reflexão. Para isso, deve-se pensar a educação interligada com áreas da atividade humana que desenvolvem a sensibilidade e a emoção: a arte e a estética. Entende-se que uma educação que tenha a arte como colaboradora, pode auxiliar na formação de uma sociedade mais humanizada. Esta pesquisa avaliou um Programa de atividades expressivas através da Arte, em uma escola de ensino básico, com o objetivo de contribuir com a formação humana.

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Publicado

2015-08-06

Como Citar

BARREIRA, Dulcineia Beatriz; CAMARGO, Denise de. Programa de práticas expressivas, por meio da arte, na escola básica. Palíndromo, Florianópolis, v. 7, n. 13, p. 025–044, 2015. DOI: 10.5965/2175234607132015025. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/5948. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção aberta