Fuleco: Um Estudo Semiótico da Mascote da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014

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DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234605102013088

Palavras-chave:

semiótica , mascote , design gráfico

Resumo

O presente trabalho é resultado de um estudo semiótico da mascote da Copa da Fédération Internationale de Football Association (FIFA) a realizar-se no Brasil em 2014, inspirado no animal Tatu- bola, visando um entendimento do mesmo em seus aspectos semânticos. A escolha de tal personagem se deve a sua grande evidência atual na mídia, por ter sido escolhido o representante brasileiro na próxima Copa do Mundo e pela polêmica que se criou em torno do fato. A metodologia utilizada compreende as etapas de identificação dos elementos-chave no personagem e a análise dos mesmos de acordo com a bibliografia especializada apresentada no decorrer do artigo. Por fim, objetiva-se um esclarecimento se a imagem da mascote Tatu-bola fornece informações gráfico-visuais e semióticas suficientes para que o público a compreenda como tal.

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Biografia do Autor

Roger Costa Pellizzoni, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrado em Design e Expressão pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2015). Especialização em Design Estratégico pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2013). Especialização em Psicologia na Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2005), Graduação em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB (1999). É professor de nível superior nas áreas de Design e Comunicação. Profissional com larga experiência em Comunicação, Design Estratégico, Gestão de Marcas e Pesquisa de Tendências de Comportamento e de Consumo.

Viviane Pellizzon Agudo Romão, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual pela Universidade Norte do Parana (1992). É especialista em Design de Móveis e Metodologia da Ação Docente. Professora da Fundação Educacional Unificada do Oeste de Santa Catarina, Campus de Videira. Atuando principalmente nos seguintes temas: design, identidade visual corporativa, design editorial, design da informação, gestão em design. Atualmente é Coordenadora do Curso de Design e do Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores da UNOESC - Campus de Videira. Faz mestrado em Design na UFSC, na linha de pesquisa de hipermídia.

Richard Perassi, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1995), Bacharel em Desenho de Propaganda e Licenciado em Artes Plásticas pelo curso de Educação Artística da Universidade Federal de Juiz de Fora (1986). Atualmente, atua como professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina, nos cursos de graduação e pós-graduação em Design (Pós-Design/UFSC) e no programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGR/UFSC). Anteriormente, foi professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência nas áreas de Artes Visuais, Design, Comunicação, Semiótica e Educação, desenvolvendo os seguintes temas: Semiótica Visual, Arte, Design e Mídia, Identidade, Cultura e Comunicação das Marcas nas Organizações. É lider do grupo de pesquisa SIGMO/UFSC - Significação da marca, informação e comunicação organizacional.

Francisco Antonio Pereira Fialho, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Engenharia Eletronica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973) e em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), mestrado em Engenharia de Produção, Ergonomia, pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992) e doutorado em Engenharia de Produção, Engenharia do Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia e Gestao do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas:engenharia do conhecimento, mídias do conhecimento, eco-ergonomia, gestao do conhecimento e ergonomia cognitiva.

Marília Matos Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Licenciatura em Educação Artística (Desenho) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1995), graduação em Bacharel em Design - habilitação em Design Gráfico pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é professor adjunto iii da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: hipermídia, design, design gráfico, acessibilidade e moda.

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Publicado

2014-01-29

Como Citar

PELLIZZONI, Roger Costa; ROMÃO, Viviane Pellizzon Agudo; PERASSI, Richard; FIALHO, Francisco Antonio Pereira; GONÇALVES, Marília Matos. Fuleco: Um Estudo Semiótico da Mascote da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Palíndromo, Florianópolis, v. 5, n. 10, 2014. DOI: 10.5965/2175234605102013088. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/4226. Acesso em: 22 nov. 2024.

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