Fuleco: Um Estudo Semiótico da Mascote da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234605102013088Parole chiave:
semiótica , mascote , design gráficoAbstract
O presente trabalho é resultado de um estudo semiótico da mascote da Copa da Fédération Internationale de Football Association (FIFA) a realizar-se no Brasil em 2014, inspirado no animal Tatu- bola, visando um entendimento do mesmo em seus aspectos semânticos. A escolha de tal personagem se deve a sua grande evidência atual na mídia, por ter sido escolhido o representante brasileiro na próxima Copa do Mundo e pela polêmica que se criou em torno do fato. A metodologia utilizada compreende as etapas de identificação dos elementos-chave no personagem e a análise dos mesmos de acordo com a bibliografia especializada apresentada no decorrer do artigo. Por fim, objetiva-se um esclarecimento se a imagem da mascote Tatu-bola fornece informações gráfico-visuais e semióticas suficientes para que o público a compreenda como tal.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AAKER, David A. Marcas - brand equity: gerenciando o valor de marcas. 10. ed. São Paulo:Elsevier, 1998.
ANDRAUS, Gazy. As histórias em quadrinhos como informação imagética integrada ao ensino universitário. Tese de doutorado. São Paulo: ECA-USP, 2009.
COSTA, Joan. A imagem da marca: Um fenômeno social. Trad.: Osvaldo Antonio Rosiano. São Paulo: Edições Rosari, 2008. (Coleção Fundamentos do Design)
GOMES, Luiz Cláudio Gonçalves. Mascote: a fiel companhia de uma marca. Anais do P&D. Brasília: UnB, 2002.
HARTMANN, G. et al. Gestat psychology - A survey of feets and princip. Nova York: Greenwood, 1990.
JUNG, Carl G., et. al. O Homem e seus símbolos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1991.
LIMEIRA, Tania Maria Vidigal. Comportamento do consumidor brasileiro. São Paulo: Sara Va, 2008
PACHECO, Lucio. Marcas, imagens, formas e personagens gráficos. Fonte: adonline, 2005. Disponível em: <http://www.adonline.com.br/ad2005/artigos_detalhe.asp?id=44> Acesso em Acesso em 01 de outubro de 2013.
PERASSI, Richard L. S. Gramática Comparada da Representação Gráfica. Revista Convergência, 2007. Disponível em http://convergencias.esart.ipcb.pt/artigo/92. Acesso em out. 2012.
PEREZ, Clotilde. Mascotes: semiótica da vida imaginária. São Paulo : Cengage Learning, 2011.
READ, Herbert. A Educação pela Arte: trad. Ana Maria Rabaça e Luis Filipe Silva Teixeira. São Paulo: Martins Fontes, 1982.
RANDAZZO, S. A criação de mitos na publicidade: como publicitários usam o poder do mito e do simbolismo para criar marcas de sucesso. Rio de Janeiro: Rocco, 1996.
SANTAELLA, Lúcia; NÖTH, Winfried. Comunicação e semiótica. São Paulo: Hacker, 2004.
STRUNCK, Gilberto. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso. Rio de Janeiro: Rio Books, 2001.
TELES, L.R.; NUNES, A.S.; GOMES.L.C.G. Dirigindo-se ao público adulto com personagens gráficos infantilizados. 4º Congresso Internacional de Pesquisa em Design. Rio de Janeiro, 2007.
Tatu-bola é confirmado pela Fifa. Folha-PE: tudo que acontece. 18 set.2012. Disponível em: http://www.folhape.com.br/cms/opencms/folhape/pt/edicaoimpressa/arquivos/2012/09/18_09_ 2012/0030.html
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2014 Roger Costa Pellizzoni, Viviane Pellizzon Agudo Romão, Richard Perassi, Francisco Antonio Pereira Fialho, Marília Matos Gonçalves
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade