Coleção e arquivo como prática do artista: vermelho sobre vermelho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234611232019062

Palavras-chave:

Desvio para o Vermelho (1967-1984), arquivo, coleção, Cildo Meireles

Resumo

Baseado no conceito de colecionador de Walter Benjamin (em “O Colecionador”, no livro Passagens Editora UFMG, 2009) e na proposição de Márcio Seligmann-Silva a respeito do ato de anarquivar para recolecionar, este artigo analisa a obra Desvio para o Vermelho (1967-1984) de Cildo Meireles. Ao recorrer ao método do arquivo na formação da coleção que constitui a obra, o artista assumiu a condição de um tipo de colecionador. Assim, este artigo investiga as tentativas de Cildo Meireles de reordenação do mundo a partir das diferentes versões da obra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Alciones de Oliveira Leite, Federal University of Rio de Janeiro

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAV-EBA-UFRJ). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense (PPGCA-UFF), tendo sido bolsista da Capes (2014-2015) e realizado estágio de iniciação à docência no Departamento de Arte da UFF (GAT) através do PPGCA, ministrando a disciplina Interlocuções em Arte/ Política em 2014.2 e 2015.1. É bacharel e licenciada em Letras Português-Inglês pela UFRJ e bacharel em Produção Cultural pela UFF, tendo sido bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Federal Fluminense (2012-2013). É membro do grupo de pesquisa CNPq "Arte e Democracia: produção e circulação da arte na contemporaneidade"; sob orientação do Prof. Dr. Luiz Sérgio da Cruz de Oliveira. Atualmente é técnica em divulgação científica da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) e coordenadora do Cineclube CEDERJ e do Núcleo de Pesquisa: Arte, Ciência e Sociedade (NUPACS) da mesma Fundação.

Referências

BENJAMIN, W. O colecionador. In: Passagens. 1. ed. Belo Horizonte e São Paulo: Editora UFMG; Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009, pp. 237-246.

BENJAMIN, W. Desempacotando minha biblioteca: um discurso sobre o colecionador. In: Rua de Mão Única (Coleção Obras Escolhidas) vol. 2. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987, pp. 227-235.

BOLLE, S. W. Nota Introdutória. In: BENJAMIN, W. Passagens. 1. ed. Belo Horizonte e São Paulo: Editora UFMG; Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009, pp. 71-77.

BOLLE, S. W. Um Painel com Milhares de Lâmpadas: Metrópole e Megacidade. In: BENJAMIN, W. Passagens. 1. ed. Belo Horizonte e São Paulo: Editora UFMG; Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009, pp. 1141-1152.

BRITO, R. Desvio para o Vermelho. In: CILDO MEIRELES (Material de apresentação da obra na exposição). Rio de Janeiro: Funarte, Espaço Arte Brasileira Contemporânea e MAM-RJ, 1984.

COUTINHO, W. Cildo Meireles, Emil Formam e Fajardo no MAM, Momentos de uma arte radical. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, 01 out 1984, caderno B, p. 2.

COUTINHO, W. Uma gotícula que não explica a relevância do artista. O Globo. Rio de Janeiro, 31 mar 1997, p. 10.

CRIMP, D. Sobre as ruínas do museu. In: Sobre as Ruínas do Museu. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005, pp. 41-58.

CAMERON, D. Desvio para o Vermelho. In: HERKENHOFF, P.; MOSQUERA, G.; CA-MERON, D. (orgs.). Cildo Meireles. São Paulo e Londres: Cosac Naify e Phaidon Press, 1999, pp. 82-93.

FURLANETO, A. Cildo Meireles Fora da zona de conforto. O Globo. Rio de Janeiro, 22 fev 2014, p. 4.

GOMIDE, A. C. Colecionismo de arte moderna e contemporânea no Brasil: um estudo. 2014. 224f. Tese (Doutorado em Artes). Programa de Pós-Graduação em Artes da escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Belo Horizonte, 2014.

HERKENHOFF, P. Um gueto labiríntico: a obra de Cildo Meireles. In: HERKENHOFF, P.; MOSQUERA, G.; CAMERON, D. (orgs.). Cildo Meireles. São Paulo e Londres: Cosac Naify e Phaidon Press, 1999, pp. 36-81.

HIRSZMAN, M. Cildo Meireles provoca com “Desvio para o Vermelho”. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 28 set. 1998, p. 10.

LAGNADO, L. Cildo Meireles: desvio para a interpretação. In: XXIV BIENAL DE SÃO PAULO. Núcleo Histórico: Antropofagia e Histórias de Canibalismo. Vol.1 (catálogo de exposição). São Paulo: Fundação Bienal, 1998, pp. 398-405.

MORAIS, F. A Sagração do Vermelho ou o Desvio para o Negro. O Globo, Rio de Janeiro, 8 out. 1984, p. 6.

MEIRELES, C. A União faz a força. E a força produz a união (entrevistador: Elias Fajado Fonseca). O Globo, Rio de Janeiro, 25 abr, 1979, p. 41.

MEIRELES, C. Pano-de-roda. Entrevistadores: Glória Ferreira, Luís Andrade, Paulo Venancio Filho, Ronald Duarte e Ricardo Maurício [2000]. In: SCOVINO, F. (org.). Cildo Meireles (coleção Encontros). 1. ed. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2009a, pp. 136-163.

MEIRELES, C. Memórias. Entrevistador: Felipe Scovino [2007]. In: SCOVINO, F. (org.). Cildo Meireles (coleção Encontros). 1. ed. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2009b, pp. 234-291.

MEIRELES, C. Carbono entrevista Cildo Meireles. Entrevistadores: Marina Fraga e Pedro Urano. Revista Carbono: Natureza, Ciência e Arte, Rio de Janeiro, n. 4, 2013, pp. 1-30.

MEIRELES, C. Criação de Valor. Entrevistadora: Angélica de Moraes. In: QUEMIN, A. O valor da obra de arte. São Paulo: Metalivros, 2014, pp. 100-135.

MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Desvio para o Vermelho (catálogo de exposição). São Paulo: MAC-USP, 1986.

MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE SERRALVES. Cildo Meireles. (catálogo de exposição) Porto, Portugal; São Paulo: Fundação de Serralves; Cosac Naify, 2013.

MORAIS, F. A vanguarda vê o Pão de Açúcar. O Globo, Rio de Janeiro, 6 jun. 1983, p. 20.

SELIGMANN-SILVA, M. Sobre o anarquivamento: um encadeamento a partir de Walter Benjamin. Poiésis: Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes, Niterói, n. 24, pp. 35-58, 2014.

SELIGMANN-SILVA, M. Estética e política, memória e esquecimento: novos desafios na era do mal de arquivo. Remate de Males, n. 29, v. 2, jul-dez 2009, pp. 271-281.

TATE MODERN. Cildo Meireles (catálogo da exposição itinerante realizada na Tate Modern, Londres; Museu d’Art Contemporani, Barcelona; Museum of Fine Arts, Houston; Los Angeles County Museum of Art e Art Gallery of Ontario). Londres: Tate Publishing, 2013.

O GLOBO. CILDO volta a Inhotim. O Globo. Rio de Janeiro, 10 maio 2010, p. 04.

Downloads

Publicado

2019-01-11

Como Citar

LEITE, Caroline Alciones de Oliveira. Coleção e arquivo como prática do artista: vermelho sobre vermelho. Palíndromo, Florianópolis, v. 11, n. 23, p. 62–77, 2019. DOI: 10.5965/2175234611232019062. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/12842. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção aberta