COLLECTION AND ARCHIVE AS ARTIST’S PRACTICE: RED ON RED

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234611232019062

Keywords:

Desvio para o Vermelho [Red Shift] (1967-1984), archive, collection, Cildo Meireles

Abstract

Based on Walter Benjamin’s collec-tor’s concept (in “O Colecionador”, in the book Passagens, Editora UFMG, 2009) and in the proposition of Márcio Selig-mann-Silva regarding the act of anar-chiving to recollect, this article analyzes the work Desvio para o Vermelho [Red Shift] (1967-1984) by Cildo Meireles. By using the method of archiving in the for-mation of the collection that constitutes the work, the artist assumed the condi-tion of a type of collector. Thus, this ar-ticle investigates the attempts of Cildo Meireles to reorganise the world as from the different versions of the work.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Caroline Alciones de Oliveira Leite, Federal University of Rio de Janeiro

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAV-EBA-UFRJ). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense (PPGCA-UFF), tendo sido bolsista da Capes (2014-2015) e realizado estágio de iniciação à docência no Departamento de Arte da UFF (GAT) através do PPGCA, ministrando a disciplina Interlocuções em Arte/ Política em 2014.2 e 2015.1. É bacharel e licenciada em Letras Português-Inglês pela UFRJ e bacharel em Produção Cultural pela UFF, tendo sido bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Federal Fluminense (2012-2013). É membro do grupo de pesquisa CNPq "Arte e Democracia: produção e circulação da arte na contemporaneidade"; sob orientação do Prof. Dr. Luiz Sérgio da Cruz de Oliveira. Atualmente é técnica em divulgação científica da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) e coordenadora do Cineclube CEDERJ e do Núcleo de Pesquisa: Arte, Ciência e Sociedade (NUPACS) da mesma Fundação.

References

BENJAMIN, W. O colecionador. In: Passagens. 1. ed. Belo Horizonte e São Paulo: Editora UFMG; Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009, pp. 237-246.

BENJAMIN, W. Desempacotando minha biblioteca: um discurso sobre o colecionador. In: Rua de Mão Única (Coleção Obras Escolhidas) vol. 2. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987, pp. 227-235.

BOLLE, S. W. Nota Introdutória. In: BENJAMIN, W. Passagens. 1. ed. Belo Horizonte e São Paulo: Editora UFMG; Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009, pp. 71-77.

BOLLE, S. W. Um Painel com Milhares de Lâmpadas: Metrópole e Megacidade. In: BENJAMIN, W. Passagens. 1. ed. Belo Horizonte e São Paulo: Editora UFMG; Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009, pp. 1141-1152.

BRITO, R. Desvio para o Vermelho. In: CILDO MEIRELES (Material de apresentação da obra na exposição). Rio de Janeiro: Funarte, Espaço Arte Brasileira Contemporânea e MAM-RJ, 1984.

COUTINHO, W. Cildo Meireles, Emil Formam e Fajardo no MAM, Momentos de uma arte radical. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, 01 out 1984, caderno B, p. 2.

COUTINHO, W. Uma gotícula que não explica a relevância do artista. O Globo. Rio de Janeiro, 31 mar 1997, p. 10.

CRIMP, D. Sobre as ruínas do museu. In: Sobre as Ruínas do Museu. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005, pp. 41-58.

CAMERON, D. Desvio para o Vermelho. In: HERKENHOFF, P.; MOSQUERA, G.; CA-MERON, D. (orgs.). Cildo Meireles. São Paulo e Londres: Cosac Naify e Phaidon Press, 1999, pp. 82-93.

FURLANETO, A. Cildo Meireles Fora da zona de conforto. O Globo. Rio de Janeiro, 22 fev 2014, p. 4.

GOMIDE, A. C. Colecionismo de arte moderna e contemporânea no Brasil: um estudo. 2014. 224f. Tese (Doutorado em Artes). Programa de Pós-Graduação em Artes da escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Belo Horizonte, 2014.

HERKENHOFF, P. Um gueto labiríntico: a obra de Cildo Meireles. In: HERKENHOFF, P.; MOSQUERA, G.; CAMERON, D. (orgs.). Cildo Meireles. São Paulo e Londres: Cosac Naify e Phaidon Press, 1999, pp. 36-81.

HIRSZMAN, M. Cildo Meireles provoca com “Desvio para o Vermelho”. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 28 set. 1998, p. 10.

LAGNADO, L. Cildo Meireles: desvio para a interpretação. In: XXIV BIENAL DE SÃO PAULO. Núcleo Histórico: Antropofagia e Histórias de Canibalismo. Vol.1 (catálogo de exposição). São Paulo: Fundação Bienal, 1998, pp. 398-405.

MORAIS, F. A Sagração do Vermelho ou o Desvio para o Negro. O Globo, Rio de Janeiro, 8 out. 1984, p. 6.

MEIRELES, C. A União faz a força. E a força produz a união (entrevistador: Elias Fajado Fonseca). O Globo, Rio de Janeiro, 25 abr, 1979, p. 41.

MEIRELES, C. Pano-de-roda. Entrevistadores: Glória Ferreira, Luís Andrade, Paulo Venancio Filho, Ronald Duarte e Ricardo Maurício [2000]. In: SCOVINO, F. (org.). Cildo Meireles (coleção Encontros). 1. ed. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2009a, pp. 136-163.

MEIRELES, C. Memórias. Entrevistador: Felipe Scovino [2007]. In: SCOVINO, F. (org.). Cildo Meireles (coleção Encontros). 1. ed. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2009b, pp. 234-291.

MEIRELES, C. Carbono entrevista Cildo Meireles. Entrevistadores: Marina Fraga e Pedro Urano. Revista Carbono: Natureza, Ciência e Arte, Rio de Janeiro, n. 4, 2013, pp. 1-30.

MEIRELES, C. Criação de Valor. Entrevistadora: Angélica de Moraes. In: QUEMIN, A. O valor da obra de arte. São Paulo: Metalivros, 2014, pp. 100-135.

MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Desvio para o Vermelho (catálogo de exposição). São Paulo: MAC-USP, 1986.

MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE SERRALVES. Cildo Meireles. (catálogo de exposição) Porto, Portugal; São Paulo: Fundação de Serralves; Cosac Naify, 2013.

MORAIS, F. A vanguarda vê o Pão de Açúcar. O Globo, Rio de Janeiro, 6 jun. 1983, p. 20.

SELIGMANN-SILVA, M. Sobre o anarquivamento: um encadeamento a partir de Walter Benjamin. Poiésis: Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes, Niterói, n. 24, pp. 35-58, 2014.

SELIGMANN-SILVA, M. Estética e política, memória e esquecimento: novos desafios na era do mal de arquivo. Remate de Males, n. 29, v. 2, jul-dez 2009, pp. 271-281.

TATE MODERN. Cildo Meireles (catálogo da exposição itinerante realizada na Tate Modern, Londres; Museu d’Art Contemporani, Barcelona; Museum of Fine Arts, Houston; Los Angeles County Museum of Art e Art Gallery of Ontario). Londres: Tate Publishing, 2013.

O GLOBO. CILDO volta a Inhotim. O Globo. Rio de Janeiro, 10 maio 2010, p. 04.

Published

2019-01-11

How to Cite

LEITE, Caroline Alciones de Oliveira. COLLECTION AND ARCHIVE AS ARTIST’S PRACTICE: RED ON RED. Palíndromo, Florianópolis, v. 11, n. 23, p. 62–77, 2019. DOI: 10.5965/2175234611232019062. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/12842. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Artigos Seção aberta