FOTOGRAFIA E PINTURA: RELAÇÃO MÚTUA NO DISTANCIAMENTO DA MIMESE
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234607132015124Parole chiave:
mimese, fotografia, pintura, representçãoAbstract
Por meio de um breve levantamento histórico crítico, este artigo tem por objetivo mostrar a transformação do pensamento ocidental acerca do caráter mimético da representação na pintura e como a fotografia desempenhou papel importante nessa mudança, em que se deslocou para ela o compromisso com a cópia da realidade. A investigação considera o conceito de mimese ponderado por Platão e Aristóteles acerca da arte, que teve como uma de suas consequências a valorização da semelhança com a realidade numa obra artística, reflexão que permeou a estética ocidental durante muito tempo. Ao evidenciar as tentativas iniciais de desvincular a produção pictórica e fotográfica da imposição de buscar a verossimilhança, os movimentos modernistas explicitam tendências e tentativas de recolocar o problema da representação.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ARISTÓTELES. Arte Poética. Coleção a obra-prima de cada autor. Tradução de: Pietro Nassetti. São Paulo, SP: Martin Claret, 2003.
COSTA, L. M. A Poética de Aristóteles: mímese e verossimilhança. São Paulo, SP: Ática, 1992.
DUBOIS, P. O ato fotográfico e outros ensaios. 2. ed. Campinas,SP: Papirus, 1998. GOMBRICH, E. H. A história da arte. 16. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2008.
HACKING, J. (Org.). Tudo Sobre Fotografia. 1. ed. Rio de Janeiro, RJ: Sextante. 2012.
MAKOWIECKY, S; RAFFAELLI, R. Sobre a representação da natureza na pintura oci- dental: mimesis e disegno interno. Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas, Florianópolis, v. 1, n. 11, p. 2-19, jan. 2000. ISSN 1984-8951. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1693>. Acesso em: mai. 2015.
PLATÃO. A República. Coleção a obra-prima de cada autor. Tradução de: Pietro Nas- setti. São Paulo, SP: Martin Claret, 2000.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2015 Ana Karina Tamoto do Prado
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade