FOTOGRAFIA E PINTURA: RELAÇÃO MÚTUA NO DISTANCIAMENTO DA MIMESE

Auteurs

  • Ana Karina Tamoto do Prado Universidade Tuiuti do Paraná

DOI :

https://doi.org/10.5965/2175234607132015124

Mots-clés :

mimese, fotografia, pintura, representção

Résumé

Por meio de um breve levantamento histórico crítico, este artigo tem por objetivo mostrar a transformação do pensamento ocidental acerca do caráter mimético da representação na pintura e como a fotografia desempenhou papel importante nessa mudança, em que se deslocou para ela o compromisso com a cópia da realidade. A investigação considera o conceito de mimese ponderado por Platão e Aristóteles acerca da arte, que teve como uma de suas consequências a valorização da semelhança com a realidade numa obra artística, reflexão que permeou a estética ocidental durante muito tempo. Ao evidenciar as tentativas iniciais de desvincular a produção pictórica e fotográfica da imposição de buscar a verossimilhança, os movimentos modernistas explicitam tendências e tentativas de recolocar o problema da representação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Ana Karina Tamoto do Prado, Universidade Tuiuti do Paraná

É graduada em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2008), tornando-se servidora pública federal. O lado criativo sempre pulsante a levou à fotografia, realizando um curso no tradicional Fotocine Clube Bandeirantes em São Paulo no ano de 2011. Quando retorna à Curitiba assume a paixão pela fotografia e hoje é formanda do Curso Superior de Tecnologia em Fotografia da Universidade Tuiuti do Paraná, realizando trabalhos na área e com pretensão de iniciar vida acadêmica profissional.

www.anapradofotografia.com

Références

ARISTÓTELES. Arte Poética. Coleção a obra-prima de cada autor. Tradução de: Pietro Nassetti. São Paulo, SP: Martin Claret, 2003.

COSTA, L. M. A Poética de Aristóteles: mímese e verossimilhança. São Paulo, SP: Ática, 1992.

DUBOIS, P. O ato fotográfico e outros ensaios. 2. ed. Campinas,SP: Papirus, 1998. GOMBRICH, E. H. A história da arte. 16. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2008.

HACKING, J. (Org.). Tudo Sobre Fotografia. 1. ed. Rio de Janeiro, RJ: Sextante. 2012.

MAKOWIECKY, S; RAFFAELLI, R. Sobre a representação da natureza na pintura oci- dental: mimesis e disegno interno. Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas, Florianópolis, v. 1, n. 11, p. 2-19, jan. 2000. ISSN 1984-8951. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1693>. Acesso em: mai. 2015.

PLATÃO. A República. Coleção a obra-prima de cada autor. Tradução de: Pietro Nas- setti. São Paulo, SP: Martin Claret, 2000.

Téléchargements

Publiée

2015-12-18

Comment citer

DO PRADO, Ana Karina Tamoto. FOTOGRAFIA E PINTURA: RELAÇÃO MÚTUA NO DISTANCIAMENTO DA MIMESE. Palíndromo, Florianópolis, v. 7, n. 14, p. 124–146, 2015. DOI: 10.5965/2175234607132015124. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/6851. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos Seção aberta