CATARSE: APROXIMAÇÕES CONCEITUAIS COM O ENSINO DA ARTE

Autori

  • Priscila de Souza Chisté Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234607142015045

Parole chiave:

arte , cartase, educação

Abstract

A Catarse é considerada por muitos autores como um “efeito” ligado a um processo que leva à tomada de consciência. Que “efeito” é esse? Por quem foi sistematizado? Quais abordagens foram construídas a partir desse conceito? Qual a sua relação com a educação e com os espaços escolar e expositivo? O artigo em tela pretende refletir sobre essas questões ao revisitar o conceito de Catarse a partir de autores como Aristóteles, Vigotski, Jauss e, em especial, Georg Lukács. Busca relacionar as ideias desse esteta húngaro ao campo da  educação e, principalmente, ao ensino da arte. 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Priscila de Souza Chisté, Instituto Federal do Espírito Santo

Professora do Instituto Federal do Espírito Santo, atua no PROEJA e nos mestrados em Educação e Matemática, em Letras e em Humanidades.

Riferimenti bibliografici

ARISTÓTELES. Poética. Tradução de Eudoro de Souza. Lisboa: Imprensa Nacional/ Casa da Moeda, 1992.

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: dos anos 80 e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 1991.

. Arte-educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 1997.

(Org.). Inquietações e mudanças do ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002a.

BARBOSA. Tereza Virgínia Ribeiro. A Kátharsis trágica: uma entrega consciente ao desconhecido. In: DUARTE, Rodrigo; FIGUEIREDO, Virgínea; FREITAS Verlaine; KAN- GUSSU, Imaculada (Org.). Kátharsis: reflexão sobre um conceito estético. Belo Hori- zonte: C/Arte, 2002b. p. 28-41.

DUAYER, Juarez Torrez. Lukács e a arquitetura. 2003. Tese (Doutorado em Filosofia e Ciências Humanas) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.

DUARTE, Newton. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. Cam- pinas: Autores Associados, 1996.

FOERSTE, Erineu. Parceria na formação de professores. São Paulo: Cortez, 2005.

FOERSTE, Gerda Margit Schütz. Leitura de imagens: um desafio à educação contem- porânea. Vitória: EDUFES, 2004.

FONTANA, Roseli A. Cação. Mediação pedagógica na sala de aula. Campinas: S.P: Autores Associados, 2005.

FRANZ. Terezinha Suely. Educação para uma compreensão crítica da arte. Santa Ca- tarina: Letras Contemporâneas, 2003.

GONÇALVES, Lisbeth Rebollo. Entre cenografias: o museu e a exposição de arte no século XX. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo/FAPESP, 2004.

HELLER, Agnes. Sociologia de la vida cotidiana. Barcelona: Península, 1977.

JAUSS, Hans Robert. O Prazer estético e as experiências fundamentais da poiésis, aisthésis e kathársis. In: LIMA, Luis Costa (Org.). A literatura e o leitor. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979a. p. 63-132.

. A estética da recepção: colocações gerais. In: LIMA, Luis Costa (Org.). A lite- ratura e o leitor. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979b. p. 43-62.

KONDER, Leandro. O que é dialética. São Paulo: Brasiliense, 1998.

LEÓNTIEV, Alexei Nikolaevich. Artículo de introduccíon sobre la labor creadora de L.

S. Vygotski. In: VYGOTSKI, Lev Semenovith. Obras escogidas I. Madri: Visor, 1997. p. 419-450.

LUKÁCS, Georg. Estética 1-La peculiaridad de lo estético. Barcelona: Ediciones Gri- jaldo, 1966.

. Estética 1-La peculiaridad de lo estético, 4 vol., Barcelona: Ediciones Grijal- do, 1982.

MARCUSE, Herbert. A Ideologia da sociedade industrial: o homem unidimensional. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973.

PILLAR, Ana Alice Dutra. A educação do olhar no ensino da arte. Porto Alegre: Editora Mediação, 1999.

PUENTE, Fernando Rey. A khátarsis em Platão e Aristóteles. In: DUARTE, Rodrigo; FIGUEIREDO, Virgínea; FREITAS Verlaine; KANGUSSU, Imaculada (Org.). Kátharsis: re- flexão sobre um conceito estético. Belo Horizonte: C/Arte, 2002. p. 10- 27.

REGO, Pedro Costa. Immanuel Kant e o problema da universalidade do belo. In: SE- MINÁRIO INTERNACIONAL ARTE NO PENSAMENTO, 1., Vitória, 2006. Anais eletrôni-

cos. Disponível em: <http://arte.artenopensamento.org.br/pdf/immanuel_kant_uni- versalidade_do_belo.p df>. Acesso em: 20 abr. 2006.

SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. São Paulo, Cortez/Autores Associados, 1991.

VEER, René Van Der; VALSINER, Jaan. Vygotsky: uma síntese. São Paulo: Loyola, 1996.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

. Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

ZILBERMAN. Regina. Estética da recepção e a história da literatura. São Paulo: Ática, 1989.

Pubblicato

2015-12-18

Come citare

CHISTÉ, Priscila de Souza. CATARSE: APROXIMAÇÕES CONCEITUAIS COM O ENSINO DA ARTE. Palíndromo, Florianópolis, v. 7, n. 14, p. 045–063, 2015. DOI: 10.5965/2175234607142015045. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/6821. Acesso em: 24 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos Seção aberta