APONTAMENTOS INICIAIS- YARA GUASQUE: Do Pictórico Ao Digital
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234605092013264Parole chiave:
imersão , pictórico, expressionismo abstrato, arte visual , telepresençaAbstract
Este artigo visa analisar e registrar a transição do pictórico ao digital no pensamento e na produção da artista Yara Guasque, professora do curso de Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina, pesquisadora em arte e tecnologia. Seu percurso artístico e intelectual parte de uma produção pictórica nos anos 80 e 90, centrada em pinturas monocromáticas de grandes dimensões com aplicação de têmpera sobre lona, na qual encontramos questões formais como cor e dimensão, que a aproximam dos artistas expressionistas abstratos da década de 50, especialmente com Mark Rothko, artista de maior aproximação. Transfere-se para o campo das artes digitais a partir dos anos 2000, cujos trabalhos tornam-se ainda mais experimentais e colaborativos. Percurso sintomático da atual mudança de paradigmas analógico/digital, o artigo busca analisar os atravessamentos do conceito de imersão tanto na produção pictórica quanto na produção digital realizada pela artista. Partindo das possibilidades imersivas do campo pictórico chega-se ao estudo da imersão em telepresença nos trabalhos experimentais realizados pelos grupos Perforum Desterro e Perforum São Paulo, coordenados, respectivamente, por Yara Guasque e Artur Matuck.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BENJAMIN, Walter. Trauerspiel and tragedy.In: Selected writings (vol.1).Cambridge (Mass.).: Belknap Press, 2004.
BOIS, Yve-Alain. A Pintura como Modelo. São Paulo, Martins Fontes. 2009.
COTRIM, Cecília e FERREIRA, Glória. Clement Greenberg e o debate crítico. Rio de janeiro, Zahar, 2001.
GRAU, Oliver. Arte Virtual: da ilusão à imersão. Editora UNESP, Editora Sesc. São Paulo, 2007.
Guasque, Yara; Araujo, Yara R. G. Elementos estruturais de 'Para uma teoria das cores' de Goethe. Florianópolis, 1998. 99 f. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal de Santa Catarina, 1998.
GUASQUE, Yara; Araujo, Yara R. G.Telepresença: interação e interfaces. Editora PUC, São Paulo, 2003.
GUASQUE, Yara; Araujo, Yara R. G..Perforum Desterro e Perforum São Paulo: repensando a colaboração entre a periferia e os centros. Disponível em:<http://webartes.dominiotemporario.com/performancecorpopolitica/textes%20pdf/yar a%20perforum%20desterro.pdf>. Acesso: 04 jul. 2013.
GUASQUE, Yara; Araujo, Yara R. G. (Tele)+Presença e VR. Disponível em:<http://www.compos.org.br/data/biblioteca_914.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2013.
READ, Herbert. História da pintura moderna. São Paulo: Círculo do Livro, 1974. WOLFE, Tom. A palavra pintada. Porto Alegre: LPM, 1987.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2013 Sandra Makowiecky, Luciana Marcelino
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade