Arte e Processos Colaborativos na Esfera Pública: a experiência do inSITE na região da fronteira entre México–Estados Unidos
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234604082012006Parole chiave:
arte, colaboração, comunidade, esfera públicaAbstract
Desde sua primeira edição em 1992, o inSITE vem promovendo o espalhamento de projetos de arte nos espaços públicos da região de fronteira entre San Diego (Estados Unidos) e Tijuana (México), tendo atingido a marca de mais de 200 projetos desenvolvidos no contexto da região nas cinco edições da mostra. Neste artigo procuramos investigar o processo de construção do inSITE à luz das novas práticas de arte na esfera pública, evidenciando as contribuições, hesitações e contradições de sua interação com o contexto da fronteira. Procuramos trazer para o debate crítico questões relativas à produção de arte nos espaços públicos na contemporaneidade, tais como a participação das comunidades, o papel e o lugar reservados para o público, os desafios interpostos aos artistas diante de realidades que lhes são estranhas, além da contínua e tensa negociação entre artistas, curadores e instituições.
Downloads
Riferimenti bibliografici
DOHERTY, Claire. The New Situationists. In: DOHERTY, Claire (ed.). Contemporary Art: From Studio to Situation. Londres: Black Dog Publishing, 2004, p. 7-13.
FIRSTENBERG, Lauri. San Diego-Tijuana. Art Papers Magazine, Atlanta, Georgia, v. 29, n. 6, p. 60, nov. – dez. 2005.
FOUCAULT, Michel. Of Other Spaces. Diacritics 16, primavera de 1986, p. 22-27.
FRASER, Andrea. Museum Highlights: the Writings of Andrea Fraser. ALBERRO, Alexander (ed.). Cambridge, Mass.: The MIT Press, 2005.
FUENTES, Carlos. A fronteira de cristal. In: A fronteira de cristal. Trad. Mauro Gama. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
HUNTINGTON, Samuel P. O choque de civilizações e a recomposição da ordem mundial. Trad. M.H.C. Côrtes. Rio de Janeiro: Objetiva, 1996.
HUNTINGTON, Samuel P. The Hispanic Challenge. Foreign Policy, n.141, p. 30-45, mar./abr. 2004.
JACOB, Mary Jane. Outside the Loop. In: JACOB, Mary Jane; BRENSON, Michael; e OLSON, Eva M. Culture in action. Seattle, Wash.: Bay Press, 1995, p. 50-61.
JUSIDMAN, Yishai. inSITE. Art Issues, San Diego, no. 36, jan. - fev. 1995, p. 46-48.
KESTER, Grant H. Conversation Pieces: Community + Communication in Modern Art. Berkeley, Cal.: University of California, 2004.
KRAVAGNA, Christian. Working on the Community: Models of Participatory Practice. Disponível em: <http://www.republicart.net>.
KWON, Miwon. One Place After Another: Site-Specific Art and Locational Identity. Cambridge, Mass.: The MIT Press, 2002.
PAZ, Octavio. Tempo nublado. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1986.
PHILLIPS, Patricia C. Temporality and Public Art. In: SENIE, Harriet F. e WEBSTER, Sally (eds.). Critical Issues in Public Art. Washington, D.C.: Smithsonian Institution Press, 1998, p. 295-304.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2013 Luiz Sérgio de Oliveira
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade