A Galeria Jaider Esbell de Arte Indígena Contemporânea: espaço expositivo, espaço de luta
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234617422025e0012Parole chiave:
Jaider Esbell, arte indígena contemporanea, espaço expositivo, galeria de arteAbstract
O presente artigo busca debater o papel da Galeria Jaider Esbell de Arte Indígena Contemporânea, um dos únicos espaços expositivos em Roraima, no contexto de ataque a população indígena e a sua organização de resistência. Para tal empreitada foi utilizada uma pesquisa bibliográfica que parte de uma interlocução entre teorias que investigam o capitalismo sul-americano, em geral e, o brasileiro, em específico. O surgimento de espaços expositivos públicos, os museus, na Europa pela burguesia e sua quase inexistência no estado de Roraima, para uma compreensão da relação mais ampla sobre os espaços expositivos em um estado periférico brasileiro e dos ataques que os povos indígenas em Roraima sofrem. Junto a isso, com os textos do criador da referida galeria, buscamos entender esse espaço expositivo, na totalidade histórico-social de afirmação e resistência dos povos originários no norte brasileiro. Concluímos que a Galeria Jaider Esbell de Arte Indígena Contemporânea para além de um espaço expositivo é um espaço de luta coletiva, de denúncia e anúncio desses povos.
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