Institucionalização da Arte Feminina: estudo de caso entre a última ceia de Leonardo da Vinci e obra de Elvira Freitas Lira
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234617412025e0005Parole chiave:
Arte , Feminismo, Legitimação, RessignificaçãoAbstract
Este artigo aborda as nuances da institucionalização da arte contempo-rânea, a fim de denunciar a perpetuação de uma história da arte unifica-da e branco-patriarcal, assim como demonstrar a descentralização dos meios legitimadores na era da reprodução e informação instantânea, a partir do estudo de caso do episódio de veto do Centro Cultural dos Cor-reios à obra E às vezes quase parece que não estou usando aquela coroa de espinhos, uma releitura de A Última Ceia de Leonardo da Vinci, por Elvira Freitas Lira, que subverte a mítica imagem da cena. Procura tam-bém averiguar, através da pesquisa bibliográfica e iconográfica com a observação profunda em uma leitura própria, os elementos pictóricos, conceituais e suas distinções do belo, a partir da comparação entre a pintura renascentista e contemporânea, que podem ter abalado as estru-turas morais da dita instituição de arte. É possível atestar, com base nos estudos feitos, que os detentores de poder, social e econômico, visam manter-se no topo da pirâmide hierárquica, dispondo da censura àqueles que os denunciam e até mesmo apossando-se de discursos plurais para seu próprio favorecimento. Ademais, depreende-se que a Internet se tor-na um meio legitimador contemporâneo e democrático, provocando as estruturas hierárquicas
Downloads
Riferimenti bibliografici
APÓS censurar releitura da Última Ceia, Centro Cultural Correios volta atrás e exibirá a obra; entenda. O Globo, Rio de Janeiro, 07 ago. 2024. Disponível em: https://oglobo.globo.com/rio/noticia/2024/08/07/qual-o-problema-que-tem-na-minha-versao-questiona-artista-que-teve-obra-inspirada-na-santa-ceia-vetada-no-centro-cultural-correios.ghtml. Acesso em: 10 nov. 2024.
BASTILLE. Eve & Paradise Lost. South London: Best Laid Plans Record, 2024. Disponível em: https://open.spotify.com/intl-pt/track/0c3VjNgGU2wOidmg71UsdC?si=7ba9927ded9546b3. Acesso em: 24 nov. 2024.
BERGER, John. Modos de ver. Tradução de Hugo Mader. São Paulo: Fósforo, 2022.
BÍBLIA SAGRADA. Tradução da Nova Versão Internacional (NVI). São Paulo: Editora Vida Nova, 2012.
CASTRO, Carol. Os segredos de “A Última Ceia”. Super Interessante, [s.l.], [20–]. Disponível em: https://super.abril.com.br/especiais/os-segredos-de-a-ultima-ceia. Acesso em: 26 nov. 2024.
COSTA, Iris. Artista pernambucana desabafa sobre censura a releitura da Santa Ceia em exposição: 'Vetada por ser uma mulher ou gênero não definido no centro'. G1, Pernambuco, 07 ago. 2024. Disponível em: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2024/08/07/artista-pernambucana-desabafa-sobre-censura-a-releitura-da-santa-ceia-em-exposicao-no-rj-vetada-pelo-fato-de-ser-uma-mulher-ou-um-genero-nao-definido-no-centro.ghtml. Acesso em: 10 nov. 2024.
DANTO, Arthur. O abuso da beleza: a estética e o conceito de arte. Tradução de Pedro Süssekind. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2015.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. São Paulo: Coletivo Periferia, 2003. p. 12.
FLORENCE AND THE MACHINE. Choreomania. Londres: Polydor Records, 2022. Disponível em: https://open.spotify.com/intl-pt/track/7xdHw4C522RbsxHL9KD9L6?si=f764a97065d54091. Acesso em: 28 nov. 2024.
GOMES, Danilo H. Características dos Discípulos de Jesus: As 12 Personalidades. Danilo H. Gomes, [s.l.], [20–]. Disponível em: https://danilohgomes.com/post/os-12-discipulos-de-jesus-e-suas-interessantes-personalidades/. Acesso em: 25 nov. 2024.
GOMPERTZ, Will. Fonte, 1917. In: _________. Isso é arte?: 150 anos de arte arte moderna do impressionismo até hoje. 1ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2013. p. 19-28.
HARRIS, Beth; ZUCKER, Steven. Leonardo and the Last Supper (renewed!). YouTube, 31 mai. 2022. 6min40s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=XCg7o4onjxs. Acesso em: 09 out. 2024.
INSTITUTO PIPA. Elvira Freitas Lira. Disponível em: https://www.premiopipa.com/elvira-freitas-lira/. Acesso em: 11 out. 2024.
LIRA, Elvira Freitas. Há mais o menos um mês eu tive a notícia de que meu quadro “E às vezes quase parece que não estou usando aquela coroa de espinhos”, (mais uma das milhares de representações existentes do quadro a última ceia, de Leonardo da Vinci) foi excluído, ou proibido de participar, da exposição na qual ele faria parte, com a justificativa de “preservar a imagem da instituição”. [...]. [s.l.], 27 jul. 2024. Instagram: @elvirafreitaslira. Disponível em: https://www.instagram.com/p/C98bqpouw5h/?igsh=MTZ0b2l4eTQwNm1qdg==. Acesso em: 11 out. 2024.
MAYAYO, Patricia. Historias de mujeres, historias del arte. 1. ed. Espanha: Catedra Ediciones, 2003.
PEDRETTI, Carlo; et. al. A pintura. In: Atlas ilustrado de Leonardo da Vinci: Arte e ciência. Tradução de Cristina García Ríos. Portugal: Girassol Edições, 2005. p. 40-58.
PEQUENO, Marconi. O belo, o sublime e a formação do juízo estético em Kant. Cartema, Paraíba, n. 4, 2015.
PIEPER, Josef. A filosofia e o mundo do trabalho. In: PIEPER, Josef. Que é filosofar? Tradução de Francisco de Ambrosis Pinheiro Machado. São Paulo: Edições Loyola, 2007. p. 7-21.
SOUSA, Richard Perassi Luiz de. A institucionalização do fenômeno artístico. Anpap, Florianópolis, 2008.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Victoria Teixeira Andrade, Cristina Susigan

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade