Abordagem “SIR” (Sensível, Imaginativa e Racional) para apreciar uma obra

Autori

  • Letícia Francez Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Mara Rúbia Sant'Anna
  • Myriam Lemonchois

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234616382024e0006

Parole chiave:

Ensino da arte. , Apreciação estética., Leitura de imagem., Sensibilidade.

Abstract

Apreciar uma obra é uma atividade complexa que exige o desenvolvimento de competências: competências para explorar a imaginação, competências para explorar a sensibilidade, competências para examinar uma obra e todos os seus elementos. É preciso ainda de competências para sintetizar aquilo que foi sentido, imaginado e examinado. O artigo apresenta a abordagem “SIR”, uma proposta de apreciação de obras de arte segundo três etapas, nesta ordem: 1) sentir e imaginar diante da obra; 2) examinar os elementos do conteúdo e os elementos socioculturais da obra; 3) fazer a síntese das duas primeiras etapas para estabelecer um julgamento crítico e estético da obra. É um processo de apreciação que pode ser realizado por professores de arte e outros educadores e visa desenvolver competências relacionadas à sensibilidade, imaginação, capacidade de análise e sintetização.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

BACHELARD, G. La Poétique de la rêverie. Paris: PUF, 1960.

BROUSSEAU, G. Théorie des situations didactiques. Grenoble: La Pensée Sauvage, 1998.

DEWEY, J. L’art comme expérience. Paris: Gallimard, 2010.

DIDI-HUBERMAN, G. Ce que nous voyons, ce qui nous regarde. Paris: Les Éditions de Minuit, 1992.

KANDINSKY, W. Du spirituel dans l’art, et dans la peinture en particulier. Paris: Denoël, 1989.

ONU. Organisation des Nations Unies. Fonds des Nations unies pour l’enfance. Convention internationale des droits de l’enfant, 1989.

PASTOUREAU, M. Bleu: histoire d’une couleur. Paris: Points, 2014.

PERKINS, D. The Intelligent eye: learning to think by looking at art. Santa Monica: J. Paul Getty Trust, 1994.

RANCIÈRE, J. Le partage du sensible: esthétique et politique. Paris, La Fabrique, 2000.

RANCILLAC, B. Voir et comprendre la peinture. Paris: Éditions Bordas, 1992.

Pubblicato

2024-02-28

Come citare

FRANCEZ, Letícia; SANT’ANNA, Mara Rúbia; LEMONCHOIS, Myriam. Abordagem “SIR” (Sensível, Imaginativa e Racional) para apreciar uma obra. Palíndromo, Florianópolis, v. 16, n. 38, p. 1–19, 2024. DOI: 10.5965/2175234616382024e0006. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/24689. Acesso em: 21 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos Seção temática