Desaprender, perguntar-se, escutar: rotas para pensar uma arte educação dissidente

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234615352023053

Parole chiave:

Arte Educação dissidente, Prática artística e prática pedagógica, Licenciatura em Artes Visuais

Abstract

O presente artigo apresenta os percursos do autor na construção de propostas pedagógicas dissidentes, envolvendo articulações entre a prática artística e a prática docente na Licenciatura em Artes Visuais. Para propiciar aos acadêmicos/as estas experiências, foram pensadas aulas onde teoria e prática não se dissociavam, mas que se nutriam constantemente. As fragmentações como arte e vida, educação e arte, agir e pensar, foram todas colocadas entre parênteses. A provocação para pensar a arte e a arte educação dissidente, partia sempre das inquietações cotidianas, que logo encontravam nas metodologias utilizadas pelos/as artistas uma outra questão-problema para ser pensada. Nestes caminhos, com as des-aprendizagens a partir do trabalho do artista e da sua prática, foi possível compreender que um percurso era certo: descontruir saberes, perguntar mais que responder, aprender a ouvir o que as práticas artísticas dissidentes estão clamando e, só a partir desta outra maneira de des-aprender sem repostas absolutas e verdadeiras, se torna possível reconstruir saberes.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Fabio Wosniak, Federal University of Amapá

Doutor em Artes Visuais (UDESC), Professor e Vice coordenador da Licenciatura em Artes Visuais da UNIFAP/AP e colaborador no Prof. Artes da URCA/CE. Líder do Grupo de Pesquisa Experiências e Dissidências nas Artes Visuais – CNPq/UNIFAP. E-mail: f.wosniak@unifap.br. Lattes: https://lattes.cnpq.br/6525393533253057.

Riferimenti bibliografici

ADICHIE. C. N. O Perigo da única história. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

BRETON, David. Rostos: ensaios de antropologia. Petrópoles, RJ: Vozes, 2019.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2010.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler; em três artigos que se completam. São Paulo: AutoresAssociados/Cortez, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: Cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Paz e Terra, 2021.

FREIRE, Paulo. Conscientização. São Paulo: Cortez, 2016.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: A educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.

HOOKS, Bell. Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra. São Paulo: Elefante, 2019.

HOOKS, Bell. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. São Paulo: Elefante, 2020.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

OYĒWÙMÍ, Oyèrónké. A invenção das mulheres: construindo um sentido africano para os discursos ocidentais de gênero. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.

VIADEL, Ricardo Marín. Didática de la Educación Artística para primaria. Madrid: Pearson Educación, 2003.

Pubblicato

2023-02-01

Come citare

WOSNIAK, Fabio. Desaprender, perguntar-se, escutar: rotas para pensar uma arte educação dissidente. Palíndromo, Florianópolis, v. 15, n. 35, p. 53–73, 2023. DOI: 10.5965/2175234615352023053. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/22809. Acesso em: 20 dic. 2024.

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i