Fotografias de Berenice Abbott e Gisèle Freund: troca de olhares entre mulheres que amavam mulheres

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234615352023214

Parole chiave:

Fotógrafas lésbicas, Berenice Abbott, Gisèle Freund, Retratos, Feminismo

Abstract

O presente artigo apresenta retratos de mulheres que se relacionaram afetivamente com outras mulheres, através do trabalho de duas fotógrafas lésbicas: Berenice Abbott e Gisèle Freund. As fotografias de ambas as artistas foram feitas principalmente dentro do círculo artístico europeu, sobretudo parisiense, durante a primeira metade do século XX. Além de dissertar sobre as fotógrafas e suas produções, também serão comentados aspectos da vida e obra de cada retratada; entre elas estão as artistas e escritoras Marie Laurencin, Colette, Djuna Barnes e Janet Flanner. A partir desta pesquisa, foi possível observar a relevância da criação de laços entre essas mulheres, explicitados pela troca de olhares entre fotógrafa e fotografada, para a sustentação de um senso de comunidade e construção de identidade entre mulheres lésbicas. Dessa forma, este artigo procura ampliar a reflexão sobre o tema na historiografia da arte e reafirmar a importância de visibilizar os relacionamentos entre mulheres, os quais, por muito tempo, foram largamente ocultados.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Lívia Bittencourt Auler, Federal University of Rio Grande do Sul

Mestra em Artes Visuais com ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Lattes: http://lattes.cnpq.br/3315548770040845. E-mail: liviauler@gmail.com.

Riferimenti bibliografici

AVANCINI, Atílio. Fotojornalismo, a Ética em Questão. In: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, setembro de 2015, Rio de Janeiro, RJ. Anais Intercom 2015. Disponível em: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2015/resumos/R10-2669-1.pdf. Acesso em: 25 jan. 2022.

BENSTOCK, Shari. Women of the Left Bank: Paris, 1900 - 1940. Austin: University of Texas Press, 1986.

CORINNE, Tee. Wild Lesbian Roses: Essays on Art, Rural Living, and Creativity 1986-1995. San Francisco: Pearlchild, 1997.

FADERMAN, Lillian. Surpassing the Love of Men: Romantic Friendship and Love Between Women from the Renaissance to the Present. New York: William Morrow and Company, Inc., 1998.

FREUND, Gisèle. La Fotografía como Documento Social. Barcelona: GG Fotografía,1983.

FRIEDEWALD, Boris. Women Photogaphers: From Julia Margaret Cameron to Cindy Sherman. Munich, London, New York: Prestel Verlang, 2014.

GOETHE-UNIVERSITÄT FRANKFURT AM MAIN. Gisèle Freund (1908–2000). Disponível em: https://www.uni-frankfurt.de/68263528/Gis%C3%A8le_Freund__1908_2000. Acesso em: 03 nov. 2022.

HORWITZ, Margot F. A Female Focus: Great women photographers. Franklin Watts, 1996.

LATIMER, Tirza True. Women Together/Women Apart: Portraits of Lesbian Paris. New Jersey: Rutgers University Press, 2005.

PETERSON, Rai. Janet Flanner’s The Cubical City and the Life She Left Behind. E-rea, v. 16, n. 2, 2019. Disponível em: http://journals.openedition.org/erea/7408. Acesso em: 22 mai. 2022.

POLLOCK, Griselda; PARKER, Rozsika. Old Mistresses: Women, Art and Ideology. New York: I.B. Tauris, 2013.

RICH, Adrienne. Heterossexualidade compulsória e existência lésbica. Tradução: Carlos Guilherme do Valle. Revista Bagoas, n. 05, p. 17-44, 2010. Disponível em: https://cchla.ufrn.br/bagoas/v04n05art01_rich.pdf. Acesso em: 11 jun. 2022.

ROSENBLUM, Naomi. A History of Women Photographers. New York: Abbeville Press, 2010.

RUEHL, Sonja. Developing Identities. In: BOFFIN, Tessa; FRASER, Jean (Orgs.). Stolen Glances: Lesbians take photographs. London: Pandora Press, 1991.

SHOWALTER, Elaine. Anarquia sexual: Sexo e cultura no fin de siècle. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.

STADTMUSEUM BERLIN. Gisèle Freund: Lebensreise in Bildern. Disponível em: https://www.stadtmuseum.de/gisele-freund. Acesso em: 03 nov. 2022.

Pubblicato

2023-02-01

Come citare

AULER, Lívia Bittencourt. Fotografias de Berenice Abbott e Gisèle Freund: troca de olhares entre mulheres que amavam mulheres. Palíndromo, Florianópolis, v. 15, n. 35, p. 214–238, 2023. DOI: 10.5965/2175234615352023214. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/22408. Acesso em: 21 dic. 2024.