Fotografias de Berenice Abbott e Gisèle Freund: troca de olhares entre mulheres que amavam mulheres

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234615352023214

Palavras-chave:

Fotógrafas lésbicas, Berenice Abbott, Gisèle Freund, Retratos, Feminismo

Resumo

O presente artigo apresenta retratos de mulheres que se relacionaram afetivamente com outras mulheres, através do trabalho de duas fotógrafas lésbicas: Berenice Abbott e Gisèle Freund. As fotografias de ambas as artistas foram feitas principalmente dentro do círculo artístico europeu, sobretudo parisiense, durante a primeira metade do século XX. Além de dissertar sobre as fotógrafas e suas produções, também serão comentados aspectos da vida e obra de cada retratada; entre elas estão as artistas e escritoras Marie Laurencin, Colette, Djuna Barnes e Janet Flanner. A partir desta pesquisa, foi possível observar a relevância da criação de laços entre essas mulheres, explicitados pela troca de olhares entre fotógrafa e fotografada, para a sustentação de um senso de comunidade e construção de identidade entre mulheres lésbicas. Dessa forma, este artigo procura ampliar a reflexão sobre o tema na historiografia da arte e reafirmar a importância de visibilizar os relacionamentos entre mulheres, os quais, por muito tempo, foram largamente ocultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia Bittencourt Auler, Federal University of Rio Grande do Sul

Mestra em Artes Visuais com ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Lattes: http://lattes.cnpq.br/3315548770040845. E-mail: liviauler@gmail.com.

Referências

AVANCINI, Atílio. Fotojornalismo, a Ética em Questão. In: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, setembro de 2015, Rio de Janeiro, RJ. Anais Intercom 2015. Disponível em: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2015/resumos/R10-2669-1.pdf. Acesso em: 25 jan. 2022.

BENSTOCK, Shari. Women of the Left Bank: Paris, 1900 - 1940. Austin: University of Texas Press, 1986.

CORINNE, Tee. Wild Lesbian Roses: Essays on Art, Rural Living, and Creativity 1986-1995. San Francisco: Pearlchild, 1997.

FADERMAN, Lillian. Surpassing the Love of Men: Romantic Friendship and Love Between Women from the Renaissance to the Present. New York: William Morrow and Company, Inc., 1998.

FREUND, Gisèle. La Fotografía como Documento Social. Barcelona: GG Fotografía,1983.

FRIEDEWALD, Boris. Women Photogaphers: From Julia Margaret Cameron to Cindy Sherman. Munich, London, New York: Prestel Verlang, 2014.

GOETHE-UNIVERSITÄT FRANKFURT AM MAIN. Gisèle Freund (1908–2000). Disponível em: https://www.uni-frankfurt.de/68263528/Gis%C3%A8le_Freund__1908_2000. Acesso em: 03 nov. 2022.

HORWITZ, Margot F. A Female Focus: Great women photographers. Franklin Watts, 1996.

LATIMER, Tirza True. Women Together/Women Apart: Portraits of Lesbian Paris. New Jersey: Rutgers University Press, 2005.

PETERSON, Rai. Janet Flanner’s The Cubical City and the Life She Left Behind. E-rea, v. 16, n. 2, 2019. Disponível em: http://journals.openedition.org/erea/7408. Acesso em: 22 mai. 2022.

POLLOCK, Griselda; PARKER, Rozsika. Old Mistresses: Women, Art and Ideology. New York: I.B. Tauris, 2013.

RICH, Adrienne. Heterossexualidade compulsória e existência lésbica. Tradução: Carlos Guilherme do Valle. Revista Bagoas, n. 05, p. 17-44, 2010. Disponível em: https://cchla.ufrn.br/bagoas/v04n05art01_rich.pdf. Acesso em: 11 jun. 2022.

ROSENBLUM, Naomi. A History of Women Photographers. New York: Abbeville Press, 2010.

RUEHL, Sonja. Developing Identities. In: BOFFIN, Tessa; FRASER, Jean (Orgs.). Stolen Glances: Lesbians take photographs. London: Pandora Press, 1991.

SHOWALTER, Elaine. Anarquia sexual: Sexo e cultura no fin de siècle. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.

STADTMUSEUM BERLIN. Gisèle Freund: Lebensreise in Bildern. Disponível em: https://www.stadtmuseum.de/gisele-freund. Acesso em: 03 nov. 2022.

Downloads

Publicado

2023-02-01

Como Citar

AULER, Lívia Bittencourt. Fotografias de Berenice Abbott e Gisèle Freund: troca de olhares entre mulheres que amavam mulheres. Palíndromo, Florianópolis, v. 15, n. 35, p. 214–238, 2023. DOI: 10.5965/2175234615352023214. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/22408. Acesso em: 19 abr. 2024.