Detalhes importam: micro mosaicos e a estética da coisa minúscula
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234614332022087Parole chiave:
Detalhes, Minúsculo, Coisas, Micro mosaicos, Coleção Ferreira das NevesAbstract
A partir de quatro peças em micro mosaico da coleção Ferreira das Neves do Museu D. João VI-EBA-UFRJ, a proposta deste artigo aborda a análise da técnica, de sua forma-imagem, historicidade e seu processo colecionista, a identificação de sua procedência e datação, os percursos teórico-metodológicos envolvidos na pesquisa e as reflexões instigadas pela estética das coisas minúsculas, cujo olhar está incontornavelmente relacionado à proximidade e ao detalhe. Nesse sentido, busca-se apresentar a importância das coisas minúsculas para as narrativas da história da arte e sua potência estética particular.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALPERS, Svetlana. A arte de descrever: a arte holandesa no século XVII. São Paulo: EdUSP, 1999.
ARASSE, Daniel. Le détail. Pour une histoire rapprochée de la peinture. Paris: Flammarion, 1996 [1992].
ARASSE, Daniel. On n’y voit rien. Descriptions. Paris: Éditions Denoël, 2000.
BENJAMIN, Walter. O colecionador. In: Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial de São Paulo, 2009, p.237-246.
BRANCHETTI, Maria Grazia. Il guéridon ad uso di déjeneur detto Lo Scudo di Achille. Aggiornamenti documentari: 1813-1818. In: STEFANI, Chiara (Org.). Il mosaico minuto tra Roma, Milano e l’Europa. Foligno: Il Formichiere, 2016, p.73-94.
BRANCHETTI, Maria Grazia. Mosaici minuti romani. Collezione Savelli. Roma: Gangemi Editore, 2004.
CAMÊLO, Francisco. Entre o gesto do colecionador e a arte da miniatura. Viso: Cadernos de estética aplicada, Rio de Janeiro, v.13, n.24, jan./jun. 2019, p.148-167.
CHU, Seo-Yuong. Tiny Art Museum for the Floater in My Eye. ASAP/Journal, v. 5, n.3, Sept. 2020, p. 509-510.
DE WALL, Edmund. A lebre com olhos de âmbar. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2011.
DI SANTE, Assunta. Lo Studio del Mosaico Vaticano e il mosaico minuto: scelte culturali e organizzazione del lavoro nel periodo 1793-1819. In: STEFANI, Chiara (Org.). Il mosaico minuto tra Roma, Milano e l’Europa. Foligno: Il Formichiere, 2016, p.25-71.
GABRIEL, Jeanette Hanisee (Org.). Micromosaics. The Gilbert collection. London: Philip Wilson Publishers, 2000.
GABRIEL, Jeanette Hanisee. Micromosaics: Private Collections. Jacksonville, FL: Movement Publishing, 2016.
KUNDERA, Milan. A insustentável leveza do ser. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
LEITE, José Roberto Teixeira Leite. Pinturas flamengas ou de estilo flamengo dos séculos XV e XVI no Brasil. Revista Módulo, Rio de Janeiro, n. 20, 1960.
LOBATO, Jesús Hernández. El poder en miniatura: la ‘obra-detalle’ como instrumento político y paradigma estético de la Antiguedad tardia. Acme, annali della Facoltà di lettere e filosofia dell'Università degli studi di Milano, Milano, v.64, n.3, p.27-50, 2011.
MALTA, Marize. A cidade na palma da mão: quando monumentos viram bibelôs e lembranças de viagem. In: NAKAMUTA, Adriana (Org.). Arte, cidade e patrimônio: futuro e memória nas poéticas contemporâneas. Rio de Janeiro: Automática Edições, 2021, p.83-93.
MALTA, Marize. As artes decorativas e a personalização na coleção Ferreira das Neves do museu D. João VI. In: MALTA, Marize; PEREIRA, Sonia Gomes; CAVALCANTI, Ana (Orgs.). Novas perspectivas para o estudo da arte no Brasil de entresséculos. Rio de Janeiro: EBA-UFRJ, 2012a, p.225-233.
MALTA, Marize. Sobre sentidos dos objetos conforme lugares que ocupam: um olhar sobre a coleção Jerônimo Ferreira das Neves. In: OLIVEIRA, Emerson Dionisio G. de; COUTO, Maria de Fátima Morethy (orgs.). Instituições da arte. Porto Alegre: Zouk, 2012b, p.191-207.
MALTA, Marize. What does Mona Lisa smell like? The case of a multisensory history of art based on the collector’s intimate experience. In: CORREIA, Carlos João; FERREIRA, Emília (Eds.). Aesthetics, art and intimacy. Lisboa: CFUL, 2021, p.303-316.
MILLER, Daniel. Trecos, troços e coisas. Estudos antropológicos sobre a cultura material. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
N’DIAYE, Catherine. A coqueterie ou a paixão do pormenor. Lisboa: Edições 70, 1989.
PARK, Ane Sue. Por um simples pedaço de cerâmica. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
PEREIRA, Sonia Gomes. Coleção Jerônimo Ferreira das Neves: uma coleção portuguesa no museu D. João VI no Rio de Janeiro. In: Actas do III Seminário Internacional Luso-Brasileiro. Porto: CEPESE/Universidade do Porto, 2009, p. 245-259.
POGLIANI, Paola; SECCARONI, Claudio (Eds). Il mosaico parietale. Trattatistica e ricette dall’alto Medioevo al Settecento. Firenze: Nardini Editore, 2010.
ROTHMAN, Roger. Tiny surrealism: Salvador Dalí and the Aesthetics of the Small. Lincoln: University of Nebraska Press, 2012.
RUDOE, Judy. Mosaico in piccolo: craftsmanship and virtuosity in miniature mosaics. In: GABRIEL, Jeanette Hanisee (Org.). Micromosaics. The Gilbert collection. London: Philip Wilson Publishers, 2000, p.27-46.
SENNETT, Richard. O artífice. Rio de Janeiro: Record, 2009.
STEFANI, Chiara. Il mosaico minuto tra Roma, Milano e l’Europa. Foligno: Il Formichiere, 2016.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Marize Malta
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade