A formação dos professores de Arte do Instituto Federal do Paraná: construindo um perfil do corpo docente e suas práticas

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234614322022220

Parole chiave:

Educação profissional e tecnológica, Ensino de arte, Formação docente, Omnilateralidade, Práticas educativas

Abstract

 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Katyuscia Sosnowski, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Doutora em informática na Educação (UFRGS), Mestre em Artes Visuais (UDESC), especialista em Arte- Educação e tecnologias contemporâneas (UNB), graduada em Educação Artística - habilitação em Artes Plásticas  (FAP). Pesquisadora sobre educação a distancia e formaçao de professores de arte pela internet. Experiencia em cursos de educação à distância e presencial na área de ensino das Artes visuais, Formação de professores de arte.

Everton Ribeiro, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

 

 

 

Riferimenti bibliografici

ALVARENGA,Valéria Metroski. Os concursos públicos para professores de arte da educação básica privilegiam alguma linguagem artística? Revista Digital do Laboratório de Artes visuais Disponível em : https://periodicos.ufsm.br/revislav/

article/view/143852015. Acesso em: 28 set. 2021.

BATISTA, L. Luciana. TERRAZA, H. Cristiane. Espaços e tempos escolares: formação humanística e implicações da lei 13,415/2017 e BNCC no ensino médio de arte nos instituto Federais de educação, Ciência e Tecnologia. ATAS DO XXVI COLÓQUIO DA AFIRSE PORTUGAL Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa 2019 186-194, 2019.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 23 ago. 2021.

BRASIL. Lei n. 11.769, de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. Diário Oficial da

República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 19 ago. 2008. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 23 ago. 2021.

BRASIL. Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da

República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 29 dez. 2008. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 20 ago. 2021.

BRASIL. Lei n. 13.278, de 2 de maio de 2016. Altera o § 6º do art. 26 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino da arte. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 3 mai. 2016. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 23 ago. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. 4. ed. Brasília: Setembro, 2021. Disponível em: http://cnct.mec.gov.br. Acesso em: 28 set. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Dezembro,2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 28 set. 2021.

CRUVINEL, T. Qual o futuro da disciplina Arte a partir da BNCC do Ensino Médio?. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 40, p. 1-23, 2021.Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/

article/view/18970. Acesso em: 29 set. 2021.

FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2010.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação omnilateral. In. CALDART, Roseli Salete (org.) Dicionário da Educação do Campo. / Organizado por Roseli Salete Caldart, Isabel Brasil Pereira, Paulo Alentejano e Gaudêncio Frigotto. – Rio de Janeiro, São Paulo:Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. Disponível em: http://www.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/l191.pdf Acesso em 26 set. 2021

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ (PR). Edital de Concurso Público nº 134/2012 - PROGEPE. Provimento de vagas de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Classe “D I”, Nível 1. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23. abr. 2012. Disponível em: www.reitoria.ifpr.edu.br. Acesso em: 26 set. 2021.

LOPES, Josiane Paula Maltauro; O componente curricular de arte/música na educação profissional: a visão do docente a respeito do currículo nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio dos Institutos Federais, Rio de Janeiro, 2018

Tese de doutorado.

Projeto Político Pedagógico do curso técnico em Eletromecânica (2014).Disponível em: https://assis.ifpr.edu.br/nossos-cursos/cursos-tecnicos/eletromecanica-integradoensino-medio/ppc-projeto-politico-pedagogico/. Acesso em 22 set 2021.

Projeto Político Pedagógico do curso técnico em Programação de Jogos Digitais (2018). Disponível em: https://telemaco.ifpr.edu.br/cursos-tecnicosintegrados/programacao-de-jogos-digitais/. Acesso em 23 set 2021.

SOUSA, J., Jr. (1999) Politecnia e Omnilateralidade em Marx. Trabalho & Educação - Revista do NETE, 5, 98-114. Disponível em: https://seer.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/7540. Acesso em 25 set. 2021.

ZANELLA, Katerine. A defesa do ensino e aprendizagem de arte para a formação omnilateral: uma crítica a disciplina de arte na política educacional brasileira e do estado do paraná (1990 a 2018). 2021. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2021.

Pubblicato

2022-01-03

Come citare

SOSNOWSKI, Katyuscia; RIBEIRO, Everton. A formação dos professores de Arte do Instituto Federal do Paraná: construindo um perfil do corpo docente e suas práticas. Palíndromo, Florianópolis, v. 14, n. 32, p. 220–237, 2022. DOI: 10.5965/2175234614322022220. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/21105. Acesso em: 22 nov. 2024.