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Pós-graduação em a Artes Visuais e a formação de professores(as) no sul do Brasil

Autori

  • Maristela Muller Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234614322022256

Parole chiave:

Formação de Professores(as), Pós-Graduação em Artes, Artes Visuais, Observatório, Pedagogia Histórico-Crítica

Abstract

Neste artigo, o objeto de estudo é a formação de professores(as), no contexto dos Programas de Pós-Graduação em Artes Visuais, das instituições públicas localizadas no Sul do Brasil e que ofertam o doutorado e/ou mestrado acadêmico. Foram coletados 430 estudos, desenvolvidos por estudantes da pós-graduação, no recorte temporal de 2014 a 2019, junto aos programas: PPGAV da UFRGS, PPGAV da UDESC, PPGArt da UFSM e PPGAVI da UFPEL, a fim de compreender como a produção das teses e dissertações revelam as problemáticas vivenciadas na pós-graduação em artes visuais, na perspectiva da formação de professores(as). As teses e dissertações revelam, entre outras coisas, a necessidade de se estudar a formação de professores: pela falta de pesquisas sobre o tema na pós-graduação; pelos ataques constantes a área de artes visuais e a recorrente ameaça de remoção das artes do currículo escolar; para atuar coletivamente contra a precarização da educação, contra a formação aligeirada e evitar o desmonte da educação. Como aporte teórico, metodológico e pedagógico referencia-se o Materialismo Histórico-Dialético (MHD), desenvolvido por Karl Marx (1978; 1985; 1998) e a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), concebida por Dermeval Saviani (1984; 2009; 2013; 2018; 2019). Reforça-se a necessidade de realizar ações concretas que viabilizam a práxis educativa nas artes visuais e ações que ampliem o debate sobre a formação de professores. Pois, no Brasil, as pessoas não atuam unicamente como pesquisadores, atuam conjuntamente na docência nas IES, nas escolas, bem como, no ensino informal em espaços culturais.

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Pubblicato

2022-01-03

Versioni

Come citare

MULLER, Maristela. Pós-graduação em a Artes Visuais e a formação de professores(as) no sul do Brasil. Palíndromo, Florianópolis, v. 14, n. 32, p. 256–269, 2022. DOI: 10.5965/2175234614322022256. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/21103. Acesso em: 22 dic. 2024.

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