Ateliê como prática de liberdade
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234611252019050Parole chiave:
espaço, heterotopia, ateliê, ética-estéticaAbstract
Ateliê, conceito intrínseco às artes visuais, é tratado em suas implicações históricas, epistemológicas e econômicas. Desde sua etimologia é pensado em suas variações terminológicas entre oficina, estúdio e laboratório. Com a ética de Michel Foucault, a heterotopia de um ateliê permite viver um só lugar em muitos espaços.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AMADO. G. O atelier musealizado: três casos de estudo [Brancusi, Schwitters, Brus-cky]. In: SEMEDO, A.; SENRA, S.; AZEVEDO, T. Processos de Musealização. UM SE-MINÁRIO DE INVESTIGAÇÃO INTERNACIONAL, Atas do Seminário. Universidade do Porto, 2015, p. 468-483. Disponível em: <http://ler.letras.up.pt/uploads/fichei-ros/13510.pdf>. Acesso em: fev. 2019.
ANJOS, M. O Ateliê como Arquivo. In. BIENAL DE SÃO PAULO, 26. ed., 2004, São Pau-lo. Catálogo de Artistas Convidados. São Paulo, 25 set. - 19 dez. 2004.
ATELLIER. Définition dans le dictionnaire Littré. Disponível em: <https://www.littre.org/ definition/atelier>. Acesso em: fev. 2019.
Ateliê do Artista: Gustavo von Ha. Bravo! Revista online. 14 fev. 2019. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=y3Z3PHSmNX4>. Acesso em: fev. 2019.
BRITTO, L. O Atelie/Arquivo de Paulo Bruscky: um acervo vasto de quase tudo. Ohun, n.5. Revista de Arte do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, s/d, p. 14-23. Disponível em: . Acesso em fev. 2019.
BUREN, D. The Function of the Studio. Trad. T. Repensek. Octuber. v. 10, MIT PRESS, 1979. p. 51-58. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/778628>. Acesso em: fev. 2019.
CUNHA, A. G. ET al. Dicionário Etimológico: Nova Fronteira da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
DELORY-MOMBERGER, C. Formação e socialização: os ateliês biográficos de projeto. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 32, n. 2, p. 359-371, mai.-ago. 2006.
FOUCAULT, M. Outros Espaços. In: ______. Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema. Coleção Ditos e escritos, v. 3. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001, p. 411-422.
______. A escrita de si. In: ______. Ética, sexualidade, política. Coleção Ditos e escri-tos, v. 5. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010a, p.144-162.
______. A ética de si como prática de liberdade. In: ______. Ética, sexualidade, po-lítica. Coleção Ditos e escritos, v. 5. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010a, p. 264-293.
______. Sonhar com Seus Prazeres. Sobre a Onirocrítica de Artemidoro. In: ______. Estratégia, poder-saber. Coleção Ditos e escritos, v. 4. Rio de Janeiro: Forense Uni-versitária, 2010a, p. 163-191.______.
A Hermenêutica do sujeito. Trad. Márcio Alves da Fonseca. São Paulo: Mar-tins Fontes, 2010b.
______. Tecnologías del yo. Y otros textos afines. Barcelona: Paidós, 1991.
GARAVELO, L. M. C. Uma clínica da escrita: experimentações ateliais. 2016. Tese (Doutorado em Psicologia Social) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.
GAYFORD, M. Uma mensagem maior: conversas com David Hockney. DBA: 2011.
GUILLOUËT, J. M.; JONES, C. A.; MENGER, P. M.; SOFIO, S. Enquête sur l’atelier; his-toire, functions, transfomations. Perspective: Actualité en histoire de l’art. v. 1, 2014, p. 27-42. Disponível em: <https://perspective.revues.org/4314>. Acesso em: fev. 2019.
KUNSTFORUM Internacional, Bd. 208. Das Atelier als Manifest. Mai.-jun. 2011. Dis-ponível em: . Acesso em: fev. 2019.
LAISERIN, J. From atelier to e-telier: virtual design studios. Architectural Record, Di-gital Practice, Digital Architect. Jan. 2002. The McGraw-Hill, 2003.
LEITE, L. R. Atelier Virtual. 2007. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Instituto de Artes da Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
LIMA, E. A. Oficinas, Laboratórios, Ateliês, Grupos de Atividades: Dispositivos para uma clínica atravessada pela criação. In: COSTA, C. M.; FIGUEIREDO, A. C. Oficinas terapêuticas em saúde mental: sujeito, produção e cidadania. Coleções IPUB. Rio de Janeiro, Contra Capa Livraria, 2004, p. 59 – 81.
IAVELBERG, R. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores. Porto Alegre: Artemed, 2003.
MATOS, L. Arte é este comunicado agora: Paulo Bruscky e a crítica institucional. Re-vista Concinnitas, UERJ, ano 8, vol. 1, n. 10, jul. 2007, p. 118-132.
ROLIM, M. V. Falei em voz ALTA: ERRAGEM, voz e outros sons em performances sôni-cas [recurso eletrônico]. 2017. Tese (Doutorado em Artes Visuais) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.
SILVA, B. M. M. Ateliê de Artes Visuais na escola: um espaço favorável à aprendiza-gem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Insti-tuto de Artes da Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
VILLAS BÔAS, G. A estética da conversão: O ateliê do Engenho de Dentro e a arte concreta carioca (1946-1951). Tempo Social. Revista de Sociologia da Universidade de São Paulo, v. 20, n. 2, p. 197-219, nov. 2008.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2019 Palíndromo
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade