Taller como una prática de libertad
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234611252019050Palabras clave:
espacio, heterotopía, estudio, ética-estéticaResumen
Atelier, un concepto intrínseco a las artes visuales, es tratado en sus im-plicaciones históricas, epistemológicas y económicas. Desde su etimología, es pensado en sus variaciones terminoló-gicas entre taller, estudio y laboratorio. Con la ética de Michel Foucault, la he-terotopia de un estudio permite que un lugar sea muchos espacios.
Descargas
Citas
AMADO. G. O atelier musealizado: três casos de estudo [Brancusi, Schwitters, Brus-cky]. In: SEMEDO, A.; SENRA, S.; AZEVEDO, T. Processos de Musealização. UM SE-MINÁRIO DE INVESTIGAÇÃO INTERNACIONAL, Atas do Seminário. Universidade do Porto, 2015, p. 468-483. Disponível em: <http://ler.letras.up.pt/uploads/fichei-ros/13510.pdf>. Acesso em: fev. 2019.
ANJOS, M. O Ateliê como Arquivo. In. BIENAL DE SÃO PAULO, 26. ed., 2004, São Pau-lo. Catálogo de Artistas Convidados. São Paulo, 25 set. - 19 dez. 2004.
ATELLIER. Définition dans le dictionnaire Littré. Disponível em: <https://www.littre.org/ definition/atelier>. Acesso em: fev. 2019.
Ateliê do Artista: Gustavo von Ha. Bravo! Revista online. 14 fev. 2019. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=y3Z3PHSmNX4>. Acesso em: fev. 2019.
BRITTO, L. O Atelie/Arquivo de Paulo Bruscky: um acervo vasto de quase tudo. Ohun, n.5. Revista de Arte do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, s/d, p. 14-23. Disponível em: . Acesso em fev. 2019.
BUREN, D. The Function of the Studio. Trad. T. Repensek. Octuber. v. 10, MIT PRESS, 1979. p. 51-58. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/778628>. Acesso em: fev. 2019.
CUNHA, A. G. ET al. Dicionário Etimológico: Nova Fronteira da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
DELORY-MOMBERGER, C. Formação e socialização: os ateliês biográficos de projeto. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 32, n. 2, p. 359-371, mai.-ago. 2006.
FOUCAULT, M. Outros Espaços. In: ______. Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema. Coleção Ditos e escritos, v. 3. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001, p. 411-422.
______. A escrita de si. In: ______. Ética, sexualidade, política. Coleção Ditos e escri-tos, v. 5. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010a, p.144-162.
______. A ética de si como prática de liberdade. In: ______. Ética, sexualidade, po-lítica. Coleção Ditos e escritos, v. 5. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010a, p. 264-293.
______. Sonhar com Seus Prazeres. Sobre a Onirocrítica de Artemidoro. In: ______. Estratégia, poder-saber. Coleção Ditos e escritos, v. 4. Rio de Janeiro: Forense Uni-versitária, 2010a, p. 163-191.______.
A Hermenêutica do sujeito. Trad. Márcio Alves da Fonseca. São Paulo: Mar-tins Fontes, 2010b.
______. Tecnologías del yo. Y otros textos afines. Barcelona: Paidós, 1991.
GARAVELO, L. M. C. Uma clínica da escrita: experimentações ateliais. 2016. Tese (Doutorado em Psicologia Social) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.
GAYFORD, M. Uma mensagem maior: conversas com David Hockney. DBA: 2011.
GUILLOUËT, J. M.; JONES, C. A.; MENGER, P. M.; SOFIO, S. Enquête sur l’atelier; his-toire, functions, transfomations. Perspective: Actualité en histoire de l’art. v. 1, 2014, p. 27-42. Disponível em: <https://perspective.revues.org/4314>. Acesso em: fev. 2019.
KUNSTFORUM Internacional, Bd. 208. Das Atelier als Manifest. Mai.-jun. 2011. Dis-ponível em: . Acesso em: fev. 2019.
LAISERIN, J. From atelier to e-telier: virtual design studios. Architectural Record, Di-gital Practice, Digital Architect. Jan. 2002. The McGraw-Hill, 2003.
LEITE, L. R. Atelier Virtual. 2007. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Instituto de Artes da Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
LIMA, E. A. Oficinas, Laboratórios, Ateliês, Grupos de Atividades: Dispositivos para uma clínica atravessada pela criação. In: COSTA, C. M.; FIGUEIREDO, A. C. Oficinas terapêuticas em saúde mental: sujeito, produção e cidadania. Coleções IPUB. Rio de Janeiro, Contra Capa Livraria, 2004, p. 59 – 81.
IAVELBERG, R. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores. Porto Alegre: Artemed, 2003.
MATOS, L. Arte é este comunicado agora: Paulo Bruscky e a crítica institucional. Re-vista Concinnitas, UERJ, ano 8, vol. 1, n. 10, jul. 2007, p. 118-132.
ROLIM, M. V. Falei em voz ALTA: ERRAGEM, voz e outros sons em performances sôni-cas [recurso eletrônico]. 2017. Tese (Doutorado em Artes Visuais) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.
SILVA, B. M. M. Ateliê de Artes Visuais na escola: um espaço favorável à aprendiza-gem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Insti-tuto de Artes da Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
VILLAS BÔAS, G. A estética da conversão: O ateliê do Engenho de Dentro e a arte concreta carioca (1946-1951). Tempo Social. Revista de Sociologia da Universidade de São Paulo, v. 20, n. 2, p. 197-219, nov. 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Palíndromo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade