Taller como una prática de libertad

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234611252019050

Palabras clave:

espacio, heterotopía, estudio, ética-estética

Resumen

Atelier, un concepto intrínseco a las artes visuales, es tratado en sus im-plicaciones históricas, epistemológicas y económicas. Desde su etimología, es pensado en sus variaciones terminoló-gicas entre taller, estudio y laboratorio. Con la ética de Michel Foucault, la he-terotopia de un estudio permite que un lugar sea muchos espacios.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paola Basso Menna Barreto Gomes Zordan, Universidad Federal de Río Grande del Sur

Artista visual, Bacharel em Desenho, Licenciada em Educação Artística, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Departamento de Artes Visuais da UFRGS, na mesma instituição é professora do Programa de Pós-graduação em Educação  na linha de pesquisa Filosofias da Diferença.   Líder do Grupo de Pesquisa ARCOE, Arte, Corpo, enSigno/CNPq,  desenvolve pesquisas que envolvem poéticas no âmbito educativo, historiografia da arte e esquizoanálise. Trabalha a partir de fragmentos, colagens, iconografia pop, pintura kitsch e escultura social. Como articuladora do M.A.L.H. A., Movimento Apaixonando pela Liberação de Humores Artísticos, propõe intervenções em espaços públicos e institucionais.

Citas

AMADO. G. O atelier musealizado: três casos de estudo [Brancusi, Schwitters, Brus-cky]. In: SEMEDO, A.; SENRA, S.; AZEVEDO, T. Processos de Musealização. UM SE-MINÁRIO DE INVESTIGAÇÃO INTERNACIONAL, Atas do Seminário. Universidade do Porto, 2015, p. 468-483. Disponível em: <http://ler.letras.up.pt/uploads/fichei-ros/13510.pdf>. Acesso em: fev. 2019.

ANJOS, M. O Ateliê como Arquivo. In. BIENAL DE SÃO PAULO, 26. ed., 2004, São Pau-lo. Catálogo de Artistas Convidados. São Paulo, 25 set. - 19 dez. 2004.

ATELLIER. Définition dans le dictionnaire Littré. Disponível em: <https://www.littre.org/ definition/atelier>. Acesso em: fev. 2019.

Ateliê do Artista: Gustavo von Ha. Bravo! Revista online. 14 fev. 2019. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=y3Z3PHSmNX4>. Acesso em: fev. 2019.

BRITTO, L. O Atelie/Arquivo de Paulo Bruscky: um acervo vasto de quase tudo. Ohun, n.5. Revista de Arte do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, s/d, p. 14-23. Disponível em: . Acesso em fev. 2019.

BUREN, D. The Function of the Studio. Trad. T. Repensek. Octuber. v. 10, MIT PRESS, 1979. p. 51-58. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/778628>. Acesso em: fev. 2019.

CUNHA, A. G. ET al. Dicionário Etimológico: Nova Fronteira da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

DELORY-MOMBERGER, C. Formação e socialização: os ateliês biográficos de projeto. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 32, n. 2, p. 359-371, mai.-ago. 2006.

FOUCAULT, M. Outros Espaços. In: ______. Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema. Coleção Ditos e escritos, v. 3. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001, p. 411-422.

______. A escrita de si. In: ______. Ética, sexualidade, política. Coleção Ditos e escri-tos, v. 5. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010a, p.144-162.

______. A ética de si como prática de liberdade. In: ______. Ética, sexualidade, po-lítica. Coleção Ditos e escritos, v. 5. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010a, p. 264-293.

______. Sonhar com Seus Prazeres. Sobre a Onirocrítica de Artemidoro. In: ______. Estratégia, poder-saber. Coleção Ditos e escritos, v. 4. Rio de Janeiro: Forense Uni-versitária, 2010a, p. 163-191.______.

A Hermenêutica do sujeito. Trad. Márcio Alves da Fonseca. São Paulo: Mar-tins Fontes, 2010b.

______. Tecnologías del yo. Y otros textos afines. Barcelona: Paidós, 1991.

GARAVELO, L. M. C. Uma clínica da escrita: experimentações ateliais. 2016. Tese (Doutorado em Psicologia Social) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

GAYFORD, M. Uma mensagem maior: conversas com David Hockney. DBA: 2011.

GUILLOUËT, J. M.; JONES, C. A.; MENGER, P. M.; SOFIO, S. Enquête sur l’atelier; his-toire, functions, transfomations. Perspective: Actualité en histoire de l’art. v. 1, 2014, p. 27-42. Disponível em: <https://perspective.revues.org/4314>. Acesso em: fev. 2019.

KUNSTFORUM Internacional, Bd. 208. Das Atelier als Manifest. Mai.-jun. 2011. Dis-ponível em: . Acesso em: fev. 2019.

LAISERIN, J. From atelier to e-telier: virtual design studios. Architectural Record, Di-gital Practice, Digital Architect. Jan. 2002. The McGraw-Hill, 2003.

LEITE, L. R. Atelier Virtual. 2007. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Instituto de Artes da Universidade de Brasília, Brasília, 2007.

LIMA, E. A. Oficinas, Laboratórios, Ateliês, Grupos de Atividades: Dispositivos para uma clínica atravessada pela criação. In: COSTA, C. M.; FIGUEIREDO, A. C. Oficinas terapêuticas em saúde mental: sujeito, produção e cidadania. Coleções IPUB. Rio de Janeiro, Contra Capa Livraria, 2004, p. 59 – 81.

IAVELBERG, R. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores. Porto Alegre: Artemed, 2003.

MATOS, L. Arte é este comunicado agora: Paulo Bruscky e a crítica institucional. Re-vista Concinnitas, UERJ, ano 8, vol. 1, n. 10, jul. 2007, p. 118-132.

ROLIM, M. V. Falei em voz ALTA: ERRAGEM, voz e outros sons em performances sôni-cas [recurso eletrônico]. 2017. Tese (Doutorado em Artes Visuais) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

SILVA, B. M. M. Ateliê de Artes Visuais na escola: um espaço favorável à aprendiza-gem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Insti-tuto de Artes da Universidade de Brasília, Brasília, 2012.

VILLAS BÔAS, G. A estética da conversão: O ateliê do Engenho de Dentro e a arte concreta carioca (1946-1951). Tempo Social. Revista de Sociologia da Universidade de São Paulo, v. 20, n. 2, p. 197-219, nov. 2008.

Publicado

2019-09-01

Cómo citar

ZORDAN, Paola Basso Menna Barreto Gomes. Taller como una prática de libertad. Palíndromo, Florianópolis, v. 11, n. 25, p. 50–63, 2019. DOI: 10.5965/2175234611252019050. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/14771. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Seção temática