LUSTMORD E OS LIMITES DA REPRESENTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5965/21752346102202018025Parole chiave:
Jenny Holzer, representações da violência, Lustmord, estupro, cultura visualAbstract
Este artigo aborda o trabalho Lustmord (1993) que a artista visual norte americana Jenny Holzer concebe como uma resposta à violência sexual cometida pelos soldados sérvios contra as mulheres muçulmanas durante a guerra da Bósnia, ocorrida na região dos Bálcãs entre 1992 e 1995, propondo-se a pensar de que maneira este trabalho consegue se impor numa cultura já saturada pelas representações da violência.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BAL, Mieke. Reading Rembrandt: beyond the word-image opposition. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2006.
__________. The Pain of Images. In: REINHARDT, Mark; EDWARDS, Holly; DUGANNE, Erina. Beautiful Suffering: Photography and Traffic in Pain. Chicago: University of Chicago Press, 2007.
DESPENTES, Virginie. Teoria King Kong. Tradução Márcia Bechara. São Paulo: n-1 edições, 2016.
FERGUNSON, Bruce. Wordsmith: an interview with Jenny Holzer. Art in America, p. 109-113, dez. 1986.
FOSTER, Hal. Subversive sign. In: Recording: art, spectacle, cultural politics. Seattle: Bay Press, 1986, p. 88-91.
HUGHES, Gordon. Power’s Script: or, Jenny Holzer’s Art after ‘Art after Philosophy’ Oxford Art Journal, Volume 29, Issue 3, 1 October 2006, Pages 419–440, 01 October 2006.
JOSELIT, David; SIMON, Joan; SALECL, Renata. Jenny Holzer. London: Phaidon Press, 1998.
MADOFF, Steven H. Jenny Holzer talks to Steven Henry Madoff. Artforum International, 41.8, p. 82-83, 2003.
REINHARDT, Mark; EDWARDS, Holly; DUGANNE, Erina. Beautiful Suffering: Photography and Traffic in Pain. Chicago: University of Chicago Press, 2007.
SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. Tradução Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
WALDMAN, Diane. Jenny Holzer. Nova Iorque: Guggenheim Museum, 1997.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2018 Palíndromo
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade