A mediação cultural em meio a controvérsias
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234611252019099Parole chiave:
mediação cultural, guerras culturais, caso QueermuseuAbstract
Desde o caso Queermuseu, a expectativa de que a tarefa dos programas educativos fosse corrigir a “incompreensão do público” relativamente à arte moderna ou contemporânea foi significativamente questionada. Ocorre que diferentes públicos, baseando-se em valores quase sempre alheios aos pressupostos e debates do mundo da arte, têm se manifestado contrariamente à realização de determinadas exposições e trabalhos de arte, com uma veemência e repercussão inauditas. Qual deve ser então o papel da mediação diante dessas rejeições? Neste artigo, recorremos à metodologia proposta por Nathalie Heinich (2010) para uma sociologia dos valores, qual seja, a de “um bom uso da neutralidade”, para propor uma reformulação das atribuições e maneiras de fazer da mediação cultural no âmbito da educação em exposições de arte e espaços museais; uma que leve em conta seus aspectos investigativo, documentário, pós-crítico e propriamente político.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AGAMBEN, Giorgio. O amigo. In: ___. O que é o contemporâneo? e outros ensaios; tradução de Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó: Argos, 2009, p. 77-92.
ALZUGARAY, Paula. Onde o debate acontece.Revista Select. São Paulo, 23 set. 2017. Disponível em <http://bit.ly/2AyCSzm>. Acesso em 22 jun. 2018.
ANJOS, Moacir dos. Por uma pedagogia do olhar.Revista Zum. São Paulo, 30 out. 2017. Disponível em <https://bit.ly/2Fpbx4s>. Acesso em 22 jun. 2018.
BALLOUSSIER, Anna Virginia. Moral e costume entram em foco em congresso do MBL. Jornal Folha de São Paulo. São Paulo, 11 nov. 2017. Disponível em <http://bit.ly/2hmRD0I>. Acesso em 21 jun. 2018.
BRANDALISE, Camila. Arte é arte. Revista Isto É, n. 2492. São Paulo, 15 set. 2017. Dis-ponível em <http://bit.ly/2i2mRuu>. Acesso em 22 jun. 2018.
BRUM, Eliane. Gays e crianças como moeda eleitoral. Jornal El País. São Paulo, 18 set. 2017. Disponível em <http://bit.ly/2xTglPG>. Acesso em 21 jun. 2018.
CURADOR DA QUEERMUSEU E MBL DISCUTEM EXPOSIÇÃO. Programa Esfera Pú-blica. Porto Alegre: Rádio Guaíba, 12 set. 2017 [2017a]. Programa de rádio (1h29m). Disponível em <http://bit.ly/2jdkbxS>. Acesso em 22 jun. 2018.
CURADOR E YOUTUBER DEBATEM SOBRE EXPOSIÇÃO QUEERMUSEU. Programa Café com Jornal. São Paulo: TV Band, 15 set. 2017 [2017b]. Programa de TV (19m11s). Disponível em <http://bit.ly/2AuYYUa>. Acesso em 22 jun. 2018.
D’ANGELO, Helô. Casos como o ‘Queermuseu’ devem ser tratados como desafios educacionais, diz crítico de arte.Revista Cult. São Paulo, 11 set. 2017. Disponível em <http://bit.ly/2ywOvGt>. Acesso em 22 jun. 2018.
GOBBI, Nelson. Artistas vão processar políticos por difamação. Jornal O Globo. Rio de Janeiro, 06 out. 2017. Disponível em <https://glo.bo/2fQurqH>. Acesso em 22 jun. 2018.
HEINICH, Nathalie. L’art contemporain exposés aux rejets. Paris: Fayard; Pluriel, 2010.
JAPIASSU, Hilton. O mito da neutralidade científica. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
MENDONÇA, Heloísa. Caso Queermuseu mostra que são tempos de intolerância. Da direita, mas também da esquerda. Jornal El País. São Paulo, 14 set. 2017. Disponível em <http://bit.ly/2zQ6AUi>. Acesso em 22 jun. 2018.
MOUFFE, Chantal. Por um modelo agonístico de democracia. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, nº 25, p. 11-23, nov. 2005. Disponível em <http://bit.ly/2JZ8yTz>. Acesso em 19 jun. 2018.
POROGER, Felipe. Da selfie à intolerância:o brasileiro agora se preocupa com a arte? Revista Carta Capital. São Paulo, 04 out. 2017. Disponível em <https://bit.ly/2JB3DaZ>. Acesso em 22 jun. 2018.
SUNSTEIN, Cass. The Law of Group Polarization. John M. Olin Program in Law and Economics Working Paper nº 91, 1999. Disponível em: <http://bit.ly/2K4XHuB>. Aces-so em 19 jun. 2018.
TAVARES, Flavia & AMORIM, Daniele. Como movimentos conservadores consegui-ram encerrar a exposição Queermuseu. Revista Época. São Paulo, 15 set. 2017. Dis-ponível em <https://glo.bo/2ABhxX0>. Acesso em 22 jun. 2018.
VENTURI, Eliseu. Em uma democracia, a arte possui plena liberdade e apoio de pro-vocar. Revista Carta Capital, Blog Justificando. São Paulo, 02 out. 2017. Disponível em <https://bit.ly/2kieG0G>. Acesso em 22 jun. 2018.
WARNER, Michael. Publics and counterpublics. 3ª reimp. New York: Zone Books, 2002.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2019 Palíndromo
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade